Para garantir o tratamento de pacientes com diabetes na rede pública, o Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (26), a atencipação da entrega de 1,8 milhãode unidades de insulina até o fim de dezembro. A medida eleva o percentual de entrega em 93% neste ano, superando a previsão inicial de 50%.
O acordo foi fechado durante uma reunião entre a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, com a gerente geral da Novo Nordisk no Brasil, Isabelaa Wanderley. A empresa é a principal fornecedora de insulina ao Sistema Único de Saúde e produz o medicamento em Monte Carlos (MG), onde está localizada a maior fábrica de insulina da América Latina, com cerca de 2.00 0 funcionários.
“Essa antecipação é essencial para atender a todas as pessoas que dependem desse medicamento no tratamento do diabetes”, afirmou a ministra. Ela também destacou que a produção da Novo Nordisk no Brasil corresponde a 15% do fornecimento mundial de insulina, reforçando a importância da parceria.
Segundo dados do Ministério da Saúde, entre janeiro e outubro foram distrubuídas cerca de 49,9 milhões de unidades de unidades de insulina NPH e 10,7 milhões de insulinas regular, tanto em frascos quanto em canetas, para estados e municípios. O fornecimento ininterrupto é resultado de aquisições regulares e da capacidade do SUS em lidar com desafios globais, como a restrição na oferta do medicamento.
Isabella Wanderley, representante da Novo Nordisk, destacou o compromisso da empresa com Brasil. “Há mais de cinco anos somos parceiros do SUS, garantindo acesso a um medicamento tão essencial. Conseguir atender à antecipação reforça nosso compromisso com o país”, afirmou.
Acesso ao medicamento
Pacientes que necessitam de insulina podem obtê-la gratuitamente em uma unidade do SUS ou por meio do programa Farmácia Popular. Caso tenha dificuldade, diriga-se a uma Unidade Básica de Saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE