Ministra da Saúde autoriza hoje as obras de centro de referência na TI Yanomami

Essa é a segunda vez que Nísia Trindade vem a Roraima este mês

Entrevista coletiva com a ministra da Saúde, Nísia Trindade (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Entrevista coletiva com a ministra da Saúde, Nísia Trindade (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, visita Roraima na manhã desta terça-feira (26). A agenda inclui participação na cerimônia que irá autorizar o início da obra de uma nova unidade do novo Centro de Referência em Surucucu, na Terra Indígena Yanomami. O espaço promete atender cerca de 10 mil indígenas de 60 comunidades.

A obra faz parte de um acordo de cooperação firmado pelo ministério com a Central Única das Favelas (CUFA) e com a ONG alemã Target Reudiger Nehberg. O centro, que deve receber R$ 15 milhões, terá capacidade para 54 profissionais de Saúde. O investimento inclui reforma e ampliação de instalações físicas, e implantação de sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e tratamento de resíduos.

Esta será a quarta passagem da titular da pasta pelo Estado, sendo a segunda em agosto. Na última vez, ela celebrou a redução dos resultados do enfrentamento à crise humanitária yanomami, com a queda de 33% no quantitativo de mortes por motivos diversos.

Em 2024, Nísia Trindade também visitou Roraima para participar do lançamento da Casa de Governo, que reúne todos os esforços ministeriais contra o garimpo ilegal, e para autorizar a retomada das obras do Centro de Radioterapia e ainda assegurar recursos federais para a construção de uma Policlínica.

Leia a Folha Impressa de hoje