O crossfit chegou no Brasil e conquistou grande destaque. Essa modalidade foi criada nos Estados Unidos, nos anos 2000 por Greg Glassman, que tinha um histórico como ginasta. Ao abrir uma academia em Santa Cruz, na Califórnia, percebeu que a demanda cresceu rapidamente, e, ao invés de atender individualmente os alunos, criou grupos para a prática.
A modalidade se espalhou pelos Estados Unidos, e campeonatos começaram a testar os atletas. A popularidade do esporte foi crescendo até alcançar outros países. O crossfit combina séries de exercícios inspirados em outros esportes como o atletismo e a ginástica olímpica.
A prática de crossfit conquistou o Brasil de tal maneira que só há mais academias da modalidade nos Estados Unidos. Em segundo lugar no mundo, o crossfit oferece uma oportunidade no Brasil para quem procura uma atividade que trabalhe o corpo todo. Ela surge como alternativa à academia, onde as aulas em grupo podem ser mais divertidas do que o trabalho individual tradicional.
Novas possibilidades de negócios estão incorporando a prática do crossfit. Uma das tendências é o uso de aplicativos para treinos online. A atividade ao ar livre também está em alta desde a pandemia, e o crossfit possibilita adaptação para fora da academia.
Os treinadores estão buscando cada vez mais se aperfeiçoarem através de cursos de formação. É de extrema importância que os profissionais sejam capacitados para auxiliar os alunos, já que o treino exige posturas corretas para que se diminua os riscos da prática.
Os exercícios do crossfit usam como base o peso do próprio corpo da pessoa e a variedade faz com que se trabalhe todos os músculos, o que acelera os resultados do treino.
Quem leva o crossfit a sério acaba se inscrevendo em competições nacionais e internacionais. Existem diversas categorias, e as provas variam em seus critérios de avaliação, que podem incluir o tempo total para completar circuitos, número de repetições ou o peso usado em determinado exercício.
Os atletas de crossfit costumam tomar suplementos para melhorar sua performance e definição do corpo. Muitas pessoas ainda perguntam para que serve whey, por exemplo. Esse suplemento de proteína ajuda no aumento de força muscular e também na regeneração dos músculos. Os competidores adaptam sua dieta para um melhor desempenho e incluem os suplementos necessários para tanto.