Após 21 anos de dificuldades para conseguir atendimento médico, a agricultora Irene Queiroz comemora a inauguração da primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) da zona rural de Boa Vista, que ocorreu na manhã desta sexta-feira, 5, no Projeto de Assentamento Nova Amazônia. A agricultora percorria cerca de 63 km até a zona urbana para as consultas.
Irene explica, que dependia dos filhos para ser levada até o bairro Caranã para conseguir a consulta e muitas vezes era direcionada à outras unidades para tratamentos específicos.
“Antes, tinham ônibus que levavam a gente até a zona urbana para conseguirmos atendimento. Isso ajudou demais a população daqui. Mas depois eles foram retirados e aí ficou difícil para a gente. Mas agora não, podemos vir de moto, bicicleta e quadriciclo para conseguir atendimento”, explica a agricultora.
Unidade Básica de Saúde Marta Almeida Machado
A Unidade Básica de Saúde Marta Almeida Machado irá atender as regiões do Murupu e Truaru, cerca de seis mil pessoas poderão se consultar na unidade. Inicialmente, a previsão é que a unidade inicie o seu funcionamento com uma equipe Estratégia Saúde da Família (ESF) e uma de Saúde Bucal.
O prefeito Arthur Henrique (MDB), explica que a extimativa é de que a unidade atenda até mil pessoas por mês, com consultas de enfermagem, consultas odontológicas e consultas com médico generalista. No local também terão os serviços de farmácia, vacina, curativo, entre outros.
“A emenda para a construção da UBS no PA Nova Amazônia havia sido cancelada. Nós tivemos que reduzir as despesas na prefeitura, para garantir a obra com recursos próprios do município. É uma unidade que vai trazer benefício geral para todo mundo, ela vai trazer uma farmácia abastecida especificamente para atender as comunidades daqui”, explica Arthur Henrique.
A Unidade Básica de Saúde é de porte 1 e pode acomodar até 4 equipes ESF e 2 equipes de Saúde Bucal, segundo a prefeitura de Boa Vista.