As atividades do projeto Saúde Itinerante, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), em 2022, foram retomadas, começando por Amajari, Norte do Estado. Os atendimentos ocorreram na sexta-feira, dia 4 e continuaram no sábado, dia 5.
No primeiro dia foram atendidos os moradores da sede do município, conhecida como Vila Brasil, e na manhã deste sábado foi a vez dos moradores da serra do Tepequém.
Estavam disponíveis médicos nas especialidades de oftalmologia, cardiologia, ginecologia e pediatria. Além das consultas médicas, também foram disponibilizados exames como ultrassom e eletrocardiograma, bem como o serviço de entrega de óculos nos casos recomendados pelos médicos.
De acordo com a Sesau, em 2021 foram realizados 16.099 atendimentos, sendo 11.574 consultas e exames, e 4.525 óculos prescritos, na Capital e no interior.
“Vamos percorrer todo o nosso Estado novamente começando pelo Amajari e com isso, a gente consegue desafogar a Clínica Médica Especializada Coronel Mota, já que as pessoas não precisarão mais se deslocar até Boa Vista”, disse o coordenador do programa, Diego Mota.
Ele informou também que caso seja necessário, será feito o atendimento de demandas extras como a resolução de outros agravos, incluindo a solicitação de cirurgias de catarata, por exemplo, e encaminhamento para exames para gestantes que precisam reforçar o acompanhamento de pré-natal.