O Ministério da Saúde prorrogará a vacinação contra a gripe na região Norte para até 29 de fevereiro de 2024. O objetivo é imunizar o público-alvo para enfrentar o inverno amazônico, período com maior circulação viral e de transmissão da gripe na região.
A ação deveria encerrar nessa sexta-feira (15), mas foi estendida no Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A pasta enviou 7 milhões de doses da vacina influenza trivalente e a estimativa é que 6,6 milhões de pessoas sejam imunizadas. Até o momento, foram aplicadas 717 mil doses nos setes estados.
Em 2024, a vacinação contra a influenza acontecerá no primeiro semestre do ano nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, enquanto no Norte será no segundo semestre. “A vacina é segura e protege contra os três principais vírus em circulação no Brasil durante o inverno”, reforça o ministério.
A fabricação da vacina é feita com vírus inativados, fragmentados e purificados, ou seja, incapazes de induzir o desenvolvimento da doença. Em 2023, até o mês de outubro, foram registrados 11.749 casos de influenza e 1.117 óbitos no país, sendo 631 casos e 88 óbitos na Região Norte.