SAÚDE

Mulher com trombose faz pix solidário para realizar exames médicos

Segundo Cheilla Soares, os exames custam R$ 480, valor inviável para quem recebe um salário mínimo e arca com todas as despesas da casa sozinha

Cheilla foi internada em agosto de 2023 devido ao risco iminente de embolia pulmonar, condição perigosa relacionada à trombose (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)
Cheilla foi internada em agosto de 2023 devido ao risco iminente de embolia pulmonar, condição perigosa relacionada à trombose (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

A repositora de supermercado, Cheilla Soares, de 45 anos, diagnosticada com trombose há quase um ano, está pedindo ajuda para realizar dois exames médicos. Segundo ela, os exames que precisam ser realizados até o dia 22 de fevereiro, custam R$ 480, valor inviável para quem recebe um salário mínimo e arca com todas as despesas da casa sozinha.

Atualmente, Sheila está afastada do trabalho por motivos médicos, e compartilhou um pouco das dificuldades financeiras que vem enfrentando. “Eu recebo um salário, mas tenho que pagar aluguel, água, luz, internet e outras despesas sem contar com a alimentação. Eu não tenho condições de tirar quase mil reais da minha renda para realizar esses exames”, disse.

Cheilla conta que além disso, ela também precisa de ajuda para comprar um de seus medicamentos, a Rivaroxabana de 20mg utilizada para tratamento da trombose. Anteriormente, ela obtinha o medicamento gratuitamente no governo, mas recentemente não consegue mais devido à falta de estoque.

O que é Trombose?

A trombose ocorre quando um coágulo sanguíneo se forma nas veias, interrompendo ou limitando o fluxo normal de sangue. Esses coágulos podem se desprender e viajar pela corrente sanguínea, causando complicações graves, como embolia pulmonar.

Fatores de Risco:

Diversos fatores podem aumentar o risco de desenvolver trombose, incluindo:

1. Imobilidade prolongada: Períodos estendidos sem movimentação, como durante viagens longas ou convalescença após cirurgias, podem aumentar o risco.

2. Doenças crônicas: Condições como câncer, diabetes e doenças autoimunes podem contribuir para o desenvolvimento de trombose.

3. Uso de anticoncepcionais: Alguns contraceptivos podem aumentar a propensão à formação de coágulos.

4. Histórico familiar: Predisposição genética pode influenciar a suscetibilidade à trombose.

História de Cheilla

Cheilla foi internada em agosto de 2023 devido ao risco iminente de embolia pulmonar, condição perigosa relacionada à trombose. Seu médico indicou a realização do Ecodoppler venoso profundo, para avaliar a condição das pernas e verificar se houve desentupimento dos vasos sanguíneos.

Segundo ela, o seu estado pode ter relação com o anticoncepcional que ela utilizava.

Como ajudar?

Os interessados em ajudar Cheilla, podem fazer a transferência de qualquer valor para a chave pix 98999703656, ou entrar em contato diretamente com ela pelo número (95) 8126-3484