Saúde e Bem-estar

Mulheres podem colocar DIU gratuitamente em UBS's

Método anticoncepcional tem poucas contra-indicações e é oferecido pelo SUS 

O dispositivo intra uterino (DIU) é um dos métodos anticoncepcionais disponíveis atualmente no SUS em Boa Vista. O médico clínico geral Everton Walczak, em entrevista à Folha, falou sobre as vantagens e detalhes do procedimento.
 
“Recentemente foram capacitados profissionais de saúde para fazerem a colocação desse dispositivo. É fundamental frisar que o DIU é um método muito mais seguro. Não tem problema de esquecimento que às vezes acontece com o uso de pílula ou outros anticoncepcionais”, destacou o médico. 

Todo o acompanhamento está disponível de forma gratuita na rede municipal, incluindo a  colocação pós-colocação, orientações, se necessário ultrassonografia e outros procedimentos. O dispositivo tem duração de até dez anos. “Em qualquer momento que a mulher vir fazer a inserção do DIU desde que atenda os critérios, pode ficar com ele aí até dez anos sem problema nenhum. E quando decidir engravidar vem, retira, é super simples” completou Everton.

Como e em qual Unidade Básica de Saúde colocar o DIU?

Confira a lista de postos de saúde que ofertam o serviço em Boa Vista

UBS CAMBARÁ
UBS BURITIS
UBS LIBERDADE
UBS DALMO FEITOSA
UBS MECEJANA
UBS IONE SANTIAGO
UBS SANTA LUZIA
UBS DÉLIO TUPINAMBÁ
UBS VANDERLY N. DE SOUZA
UBS SANTA TEREZA
UBS ARMINDA GOMES
UBS JORGE GURJÃO
UBS SÃO VICENTE
UBS DIMITRI GRANDEZ
UBS ASA BRANCA
UBS PRICUMÃ

.

“As contraindicações são poucas em relação aos demais anticoncepcionais. As principais são: má formações uterinas, não estar gestante, alguns transtornos menstruais da mulher, (sangramento irregular) e alguns e problemas ginecológicos” disse o especialista.

Mulheres menores de idade também podem realizar a colocação do DIU, contando que esteja dentro dos critérios exigidos. 

O DIU não substitui o preservativo na relação sexual

“O DIU previne apenas a concepção, o nome já diz, é ‘anti-concepcional’. Não pode jamais deixar de usar preservativo. É importante usar para prevenir outras doençassexualmente transmissíveis” destacou o médico.

Existem efeitos colaterais?

De acordo com Walczak, algumas das queixas que as mulheres têm de até três a seis meses é um aumento das cólicas e um pouquinho de aumento do sangramento do fluxo menstrual que depois tende a desaparecer. “Em muitas mulheres isso também nem aparece, é um mito que o DIU causa ou aumenta o número de inflamações ou de infecções”, disse.

O DIU disponível na rede pública é o DIU de cobre, que tem duração de até 10 anos. Além da duração longa, os efeitos colaterais são menores, há menos contra-indicações e não é hormonal, como o DIU mirena.

“Fica o convite então para as mulheres aqui de Boa Vista, para estar comparecendo nas unidades, se informando, vendo o período mais adequado pra tá fazendo a inserção do DIU. E se tiver alguma dúvida ou consulta vai ser bem orientada” finalizou o profissional.