A prática de exercício físico na academia tem muitos adeptos por conta dos seus inúmeros benefícios para a saúde. Pode ser pelo fortalecimento dos músculos ou até para ajudar na ansiedade. No entanto, é preciso ter atenção e acompanhamento profissional para evitar lesões e acabar prejudicando sua prática. Por isso, entenda quais são as principais contusões que podem acontecer na academia:
- Dano aos ligamentos
Essa lesão, também conhecida como entorse articular, acontece quando há dano nos ligamentos. Os ligamentos são ‘fios’ que conectam os ossos e as articulações. Esse rompimento pode ser causado quando uma articulação é muito forçada, podendo causar problemas nos dedos, joelhos, punho e ombro. Para reduzir a chance é preciso fortalecer os músculos aos poucos, sem tentar dar um passo maior do que a perna.
- Lesão muscular
Quando o músculo é esticado muito além da sua capacidade, pode ocorrer a lesão muscular. Esse tipo de problema normalmente acontece quando o atleta deseja fazer movimentos mais fortes ou mais rápidos. Evitar excesso de carga na musculação, alongamento e um fortalecimento aos poucos do músculo ajudam na prevenção de acidentes. - Inflamação nos tendões
Também conhecida como tendinopatia, a inflamação nos tendões pode ocorrer em tornozelos, joelhos, ombros, punhos e cotovelos. É muito comum para atletas como tenistas e do golfe. Uma forma de evitar o problema é com aquecimento, calçado adequado e aumento gradual de carga.
- Problemas na coluna
Na musculação, a carga excessiva e sem acompanhamento de um profissional pode causar lesões nas costas. O levantamento de peso feito de forma inadequada e forçando além da capacidade do atleta pode causar dor na cervical e lombar. Cuidado com a postura, alongamento e fortalecimento muscular é essencial para impedir graves acidentes. - Dor sem explicação
Os praticantes da atividade física que acabaram de iniciar a musculação podem se lesionar e achar que a dor é simplesmente causada pelo esforço ou por voltar a rotina na academia. Uma lesão sem tratamento é muito comum e pode ocasionar em problemas maiores, como ruptura do músculo ou uma contusão. O orientado é sempre buscar um especialista médico se a dor permanecer por dias.