Saúde e Bem-estar

Mutirão atende 200 homens em consultas com urologistas

Entre os dias 19 e 21 deste mês, a Clínica Coronel Mota distribuiu 200 senhas para os interessados em fazer avaliações médicas e exames de PSA (antígeno prostático específico).

Está ocorrendo nesta quarta-feira, 30, um mutirão de consultas médicas com profissionais da área de urologia da Clínica Médica Especializada Coronel Mota, em alusão ao Novembro Azul, mês de sensibilização sobre os riscos do Câncer de Próstata. 
 
Entre os dias 19 e 21 deste mês, a unidade distribuiu 200 senhas para os interessados em fazer avaliações médicas e exames de PSA (antígeno prostático específico). A medida tinha como objetivo acelerar o processo junto aos especialistas.
 
Segundo a diretora-geral da unidade, Rayane Santos, o PSA é feito através de uma amostra de sangue venoso do paciente, que quantifica a proteína produzida pela próstata. O exame auxilia na identificação do câncer de próstata, hiperplasia prostática benigna e a prostatite, que é a inflamação da próstata.
 
“O PSA é um exame importantíssimo que vai nortear a consulta e o paciente já vai vir com o resultado, então conseguimos otimizar essa consulta. Muitas pessoas ainda tem uma resistência, mas tem a consciência de que é muito importante prevenir o problema”, afirmou.
 
De acordo com o médico urologista Raul Villasana, além do exame de PSA, é necessário que o paciente também faça o exame de rastreamento para a confirmação dos resultados. Por isso a importância da consulta com o especialista.
 
“Um exame, positivo ou negativo, sempre deve ir acompanhado do toque retal, pois o toque vai dizer se realmente tem um caroço, nódulo ou algo suspeito de câncer”, salientou.
 
O motorista Marcos Antônio Barros, 46, revelou que sempre deixou a saúde em segundo plano e adiou por seis anos a visita ao urologista. “Nós homens não temos o costume de cuidar da saúde, essa é minha primeira consulta depois dos 40 anos”, disse.