Saúde e Bem-estar

Nove bairros de Boa Vista estão em alerta máximo para infestação do Aedes aegypt; veja ranking

Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 em Boa Vista apontou que 9 dos 60 bairros da capital apresentam alto risco de infestação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya

(Foto: Andrezza Mariot)
(Foto: Andrezza Mariot)

O primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 em Boa Vista apontou que 9 dos 60 bairros da capital apresentam alto risco de infestação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. São eles: Asa Branca, Buritis, Distrito Industrial, Jardim Caranã, Olímpico, Raiar do Sol, Santa Tereza e São Vicente. O índice de Infestação Predial (IIP) ficou em 2% na cidade.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Merval, o controle do mosquito depende da participação ativa dos moradores. “Nós fazemos visitas domiciliares diariamente para orientar os munícipes quanto à eliminação do Aedes aegypti, mas é imprescindível que as pessoas cuidem dos seus terrenos”, ressaltou.

O levantamento também revelou que 30 bairros estão em situação de baixo risco, enquanto 21 foram classificados com risco médio. Como estratégia de combate, a prefeitura vai intensificar visitas nos bairros com maior índice de infestação, por meio de agentes de combate às endemias (ACE) e agentes comunitários de saúde (ACS).

Principais criadouros

O estudo apontou que o balde é o principal depósito utilizado pelo mosquito para reprodução. Outros focos incluem pneus, lixo (garrafas plásticas, latas e sucatas), caixas d’água e depósitos móveis, como vasos de plantas e bebedouros.

A recomendação da Vigilância em Saúde é que a população faça inspeções diárias em suas casas e terrenos para eliminar possíveis criadouros. Também é fundamental organizar o lixo doméstico de forma correta, manter recipientes fechados e trocar a água dos animais pelo menos duas vezes ao dia.

O mutirão nos bairros mais críticos começará nos próximos dias, como parte das ações de controle vetorial promovidas pela prefeitura. Todos os profissionais envolvidos estarão devidamente identificados.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.