Janeiro Roxo é o mês que marca ações de sensibilização sobre os riscos da hanseníase, uma doença perigosa que afeta os nervos e a pele das pessoas. Em Roraima, o ano de 2022 apresentou uma significativa queda no número de novos casos.
De acordo com dados do Núcleo de Controle da Hanseníase, órgão subordinado à Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), o Estado contabilizou 51 casos, ante os 57 do ano de 2021. A redução foi de 10,5%.
Pela rede estadual de saúde, a referência para o tratamento da doença em estágio grave é a Clínica Especializada Coronel Mota. Somente no ano passado, foram realizados 767 atendimentos mediante ao encaminhamento feito pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A unidade possui uma equipe multidisciplinar com enfermeiros, dermatologistas, fisioterapeuta e cirurgião ortopedista.
“É uma doença que atinge muitas pessoas no Brasil, e a importância do Janeiro Roxo é sempre lembrar da hanseníase, para chegarmos nesse objetivo de erradicar a doença”, ressaltou a médica especialista em dermatologia, Laila Lima.
A DOENÇA
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, considerada prima da tuberculose, e pode afetar qualquer pessoa e atinge principalmente os nervos e a pele.
A transmissão é feita pelo contato íntimo, como por exemplo a convivência no mesmo ambiente, e caso não tratada precocemente pode causar sérias sequelas.
Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica na mancha, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes, as manchas podem ser brancas, vermelhas ou marrom.
“Manchas que aparecem, duram bastante tempo e possuem sensibilidade podem ser hanseníase. Se você tiver alguma dessas manchas é necessário procurar um serviço de atendimento, como uma UBS ou uma consulta com um clínico geral para identificar a doença”, afirmou a dermatologista.
ENDEREÇO
A Clínica Médica Especializada Coronel Mota está localizada na Rua Coronel Pinto, nº 636, Centro. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.