O verão tropical brasileiro vai até meados de março, e até lá, o clima nos pedirá atenção com os cuidados do nosso corpo. Mas você sabe quais são os alimentos que devem ser evitados em dias de temperaturas altas?
O nutricionista Thauã Malinowski, explicou em entrevista à FolhaBV, quais os tipos de alimentos que podem ser substituídos para uma melhor digestão.
“Temos que destacar a importância da digestão dos alimentos. Principalmente onde a gente mora, em dias quentes podemos evitar uma feijoada, por exemplo. É aquela refeição super carregada e traz aquela sensação de saciedade, de barriga cheia. Você já vai fazendo um estímulo hormonal, um estímulo sanguíneo e você demora mais para ter essa digestão. Então, se você demora mais, você queima mais energia e desidrata”, disse o profissional.
Por conta do consumo insuficiente de água e não seguir uma dieta balanceada, ingerir esses alimentos “pesados” podem ser prejudiciais ao corpo. “Se você tem um consumo de alimentos muito gordurosos nos dias quentes isso pode resultar em alguns sintomas como enjoo, náuseas, a própria desidratação…”, destacou.
Como substituir
Para seguir com uma refeição que supra as necessidades nutricionais em dias muito quentes, o profissional indicou investir em carboidratos. “Nesse momento a gente tem que optar por coisas mais simples. Então, por exemplo, consumir um tipo de carboidrato, como o arroz, e uma proteína mais leve, como o peixe e o frango. E além disso a salada, que não pode faltar. São mais simples mas que não são restritas às quantidades, e podem ser feitas no dia a dia”, explicou Thauã.
O nutricionista também destacou que essas refeições mais pesadas podem ser feitas pela noite, quando o clima está mais frio.
Hidratação
Como destacado, a hidratação é importante e não somente em dias quentes. Para alcançar a meta e ajudar na digestão, o profissional ensinou um cálculo para o consumo diário. “35ml multiplicado pelo seu peso. É mais ou menos o que você tem que beber por dia. Esse seria o cálculo base para uma hidratação adequada onde vai te ajudar com o calor do dia e vai te manter hidratado no momento que é mais preciso”, contou Thauã.
Também é costume usar esses dias ensolarados para ver amigos e família em reuniões, piscinas, clubes, praias e igarapés, acompanhado de uma refeição. O nutricionista alertou também para que nesses dias, aproveitemos a comida como um complemento do momento especial.
“Quando estamos em um barzinho, ou em um restaurante, as pessoas por vezes competem para saber quem vai comer ou beber mais e, não aproveitam as pessoas que estão naquele ambiente. Hoje a gente é mais controlado pelos vícios e pelo que está sendo ofertado do que realmente aproveitar aquela pessoa próxima, aquele amigo, aquele companheiro de relacionamento e você está ali só pelo alimento ou pela bebida. Também entra aí a importância de uma reeducação alimentar, que proporciona também isso, uma socialização melhor com as pessoas”, pontuou Thauã.
E para uma sugestão mais completa de um almoço leve e nutritivo para esses dias quentes, disponibilizamos abaixo uma receita de tambaqui assado para comemorações e dias ensolarados.
Ingredientes para fazer Tambaqui assado no forno:
-
1 unidade de tambaqui de 3 kg
-
2 unidades de limão
-
1 colher de sopa de orégano
-
4 colheres de sopa de manteiga
-
pimenta do reino
-
sal
Como fazer Tambaqui assado no forno:
1 – O primeiro passo para fazer tambaqui assado no forno é abrir o peixe pela barriga, limpar bem e lavar. Depois faça alguns cortes transversais de um lado e do outro, coloque em uma vasilha e tempere com suco de limão, pimenta e orégano. Deixe ficar por cerca de 3 horas, para pegar bem o sabor ou, no mínimo, por 30 minutos.
2 – Após esse tempo, está na hora de assar o tambaqui: salpique com sal, pincele a manteiga em todo ele, embrulhe em papel alumínio e coloque em uma assadeira. Leve a assar no forno preaquecido a 180ºC por 20 minutos, retire o papel alumínio, vire o peixe com cuidado e termine de assar até dourar.
3 – Quando o tambaqui assado no forno estiver bem dourado, está pronto a servir! Acompanhe com salada e porção de carboidrato, como arroz, macaxeira ou de sua preferência.