Todo final de ano é marcado pelas tradicionais ceias, repletas de pratos deliciosos e que são difíceis de resistir. Para quem começou uma dieta e quer perder peso, essa época acaba sendo um desafio para se manter firme nos treinos e não sair da linha.
Segundo a nutricionista e professora, Talita Nascimento, neste período é comum a combinação nada correta entre comida farta, confraternizações e a indisposição de sair de casa para uma atividade física. “Tudo isso junto faz do fim do ano a época perfeita para ganhar peso”, observou ela, que é especialista em obesidade e emagrecimento.
Exatamente por todo esse contexto, a nutricionista afirma que mais do que nunca é o momento de manter o equilíbrio. “Não há nenhum problema em aproveitar as festas de fim de ano e comer todos os pratos deliciosos propícios. A quantidade, porém, é o grande problema. Manter o equilíbrio e não comer tudo de uma vez é primordial. Para isso, não é preciso se privar desses momentos que são únicos na nossa vida, mas, sim, frear a gula e se controlar”, disse.
Compensação
Mas tudo pode ser organizado de maneira a evitar a perda de equilíbrio. Segundo Talita, uma dica para não exagerar, é aproveitar as festas e fazer compensações, optando, no dia seguinte, por comidas mais leves. “Dessa forma, seu organismo não sofre tanto ao processar o que você comeu”, explicou.
De acordo com ela, outra sugestão é optar pelas refeições saudáveis durante o dia, ou na noite que antecede a ceia do Natal e Réveillon. O objetivo é chegar mais leve e poder aproveitar as guloseimas, “sem ser o chato que não come nada e o melhor: sem culpa alguma”, completou.
Não pular refeições
Outro ponto que a professora avaliou é sobre não pular refeições, já que deixar de almoçar ou tomar café não ajuda a emagrecer, conforme ela. “Se o seu organismo perceber que você está saltando refeições, ao ficar sem comer por muito tempo, na sua próxima alimentação – que pode ser uma ceia de Natal ou um almoço de Réveillon, ele vai segurar o máximo de nutrientes possíveis, o que vai levar ao ganho de peso”.
A nutricionista indica a escolha por carnes magras, até porque são as que mais combinam com as festas de fim de ano. “Por conta disso, não é tão difícil fazer boas escolhas nessa questão. Nas confraternizações, varie no que há disponível, como o peru e o chester, por exemplo. Ao contrário das carnes bovinas, os peixes e frangos são mais leves, menos calóricos e ajudam na manutenção da massa magra, por conta da sua boa quantidade de proteína”, sugeriu.
Prática de exercícios
Por fim, ela ressaltou que os exercícios físicos não podem ser deixados de lado nesta época do ano, uma vez que a interrupção repentina “pode causar perdas importantes de condicionamento”.
“Ainda que as academias estejam de portas fechadas, há muitas outras opções de fazer o coração trabalhar um pouco. Reserve alguns minutos durante a semana para fazer caminhadas, andar de bicicleta, brincar com as crianças ou mesmo curtir as praças. O importante é não ficar parado por muito tempo”, conclui.