SAÚDE

Nutricionista explica quando é o momento certo para buscar um profissional da área

A profissional explica que a nutrição desempenha um papel crucial na prevenção de doenças e no aumento da qualidade de vida

Nutricionista Laura Chioquetta (Foto: Arquivo pessoal)
Nutricionista Laura Chioquetta (Foto: Arquivo pessoal)

A importância do acompanhamento nutricional vai além da meta para perder peso. Segundo a nutricionista Laura Chioquetta, a nutrição desempenha um papel crucial na prevenção de doenças e no aumento da qualidade de vida.

“Acompanhamento nutricional serve para todos. Nós, nutricionistas, somos responsáveis por estudar e criar planos de alimentação personalizados, escolhendo os melhores alimentos para cada paciente. Dessa forma, conseguimos prevenir muitas doenças e proporcionar a melhor qualidade de vida”, explicou.

Prevenção é fundamental

Laura Chioquetta enfatiza a importância das consultas preventivas com um nutricionista. A profissional explica que, por meio desses encontros de rotina, é possível evitar a obesidade e uma série de outras doenças. “Além disso, permite que o paciente adote um estilo de vida saudável, pois cuidar da alimentação é cuidar da saúde”, disse.

Benefícios incontáveis

A profissional menciona que os benefícios de um acompanhamento nutricional adequado são inúmeros. Atualmente, ela afirma que é possível até mesmo alcançar a remissão de algumas doenças através da nutrição.

“No consultório, conseguimos remissão de doenças autoimunes, por exemplo. A nutrição muda a qualidade de vida do paciente de uma forma inimaginável”, comenta.

Além da perda de peso

Para aqueles que acreditam que a consulta com um nutricionista se resume à perda de peso ou ao ganho de massa muscular, Chioquetta esclarece que a nutrição vai muito além disso. Ela salienta que a nutrição moderna adota uma abordagem integrativa e funcional, oferecendo suporte individualizado que transforma a relação do paciente com a comida e ajuda a alcançar diversos objetivos de saúde.

“Os pacientes podem procurar um nutricionista hoje mesmo, especialmente se apresentarem sintomas que afetam sua qualidade de vida, como constipação, alterações no sono, cabelos e unhas frágeis”, afirma.