É possível comer de tudo sem prejudicar a saúde? É possível ter uma alimentação saudável mesmo com a rotina apertada? Estes são alguns dos desafios enfrentados diariamente por muitas pessoas.
Apesar de todo o avanço tecnológico dos últimos anos, o século 21 traz para muita gente a dificuldade de manter a tão sonhada alimentação correta, fundamental para o bem-estar e vida saudável.
No Dia Mundial da Alimentação, especialistas alertam para a importância da avaliação sobre o que tem ido parar na mesa dos brasileiros e de que forma esses alimentos estão sendo consumidos (Foto: Divulgação)
A nutricionista Liliane Aparecida, que atua no Hospital Coronel Mota, destaca a necessidade do consumo consciente de alimentos ricos em vitamina e minerais como frutas, legumes e verduras.
“Estes alimentos são fundamentais e na contrapartida é preciso cortar açúcar, gorduras, temperos processados e sal também é de grande ajuda. É importante que a as pessoas tenham o hábito de comprar somente produtos que de fato irão consumir para evitar o desperdício”, esclareceu.
Liliane ressalta que em tempos de pandemia a higienização também deve ser levada em consideração, e o hipoclorito de sódio deve entrar em cena. “É a famosa água sanitária que deve ser levada em conta como componente importante na proteção dos alimentos pois tem grande poder oxidante e é eficiente na higienização de frutas, verduras e legumes antes do consumo.
O ideal é utilizar uma colher de sopa de hipoclorito de sódio, deixar 15 minutos nessa solução e depois lavar os alimentos em seguida em água corrente pois através da higienização correta a gente consegue eliminar todas as bactérias e vírus e assim consumir os alimentos crus sem nenhum problema para a nossa saúde”, complementou.
Uma alimentação saudável é importante em qualquer idade, no entanto vale reforçar que em tempos de pandemia os idosos são o principal grupo de risco e precisam de uma dose extra de cuidado. O foco na alimentação deve ser redobrado.
“O consumo de frutas, legumes e hortaliças deve ser diversificado pois a oferta de vitaminas e minerais é que fortalece o nosso sistema imunológico, para as crianças, gestantes e principalmente os idosos esses alimentos reforçam o organismo para a manutenção e recuperação da saúde”, pontuou.