O açúcar demerara é sucesso aos adeptos das opções ‘saudáveis’ na dieta. Há quem diga, que ele pode ser considerado mais saudável que o açúcar branco que já estamos acostumados. Mas será que é verdade?
O demerara é um tipo de açúcar com grânulos maiores, produzido a partir da cana-de-açúcar, como qualquer açúcar. O que torna ele um pouco mais escuro é o seu processo de produção. O caldo de cana é extraído por meio da aplicação de pressão na cana-de-açúcar, é cozido até engrossar e formar um xarope. A água presente no xarope evapora e a substância endurece, dando origem ao açúcar demerara.
Mesmo passando por menos processamento do que o açúcar branco, o demerara ainda é um açúcar adicionado, cujo excesso está associado a um aumento do risco de obesidade, doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Por isso moderação ainda é a melhor pedida, mesmo o açúcar sendo demerara.
Quanto mais escuro, melhor? Não é bem assim
É fato que quanto mais escura a cor do açúcar, maior a quantidade desses nutrientes. No entanto, estudos revelam que ainda assim, açúcares marrom-escuros, como o demerara, são fonte muito pobre de vitaminas, não compensando aumentar sua ingestão por conta dos nutrientes.
Com relação às calorias, o açúcar branco e o demerara são iguais. A cada colher de chá (4 gramas), são 15 calorias que você coloca para dentro do seu corpo.
Apesar do açúcar demerara ser um pouco mais saudável que o açúcar branco, por reter mais nutrientes em seu processamento, esse pouco não é suficiente para tornar a opção mais saudável. Assim como qualquer açúcar, ele deve ser consumido com moderação.