O que é furúnculo? Saiba como aliviar os sintomas

O tratamento envolve muitas vezes a drenagem cirúrgica em casos graves, enquanto medidas preventivas incluem higiene rigorosa das mãos e das unhas.

(Foto: Nebacetim)
(Foto: Nebacetim)

Furúnculo é um doloroso caroço com bolsas de pus sobre a pele e é causado devido a inflamação e infecção, geralmente se apresenta em partes do corpo como rosto, axila, coxas e pescoço, pelo acúmulo de suor e pelos em áreas de fricção. Pode variar de tamanho, porém dependendo da gravidade é necessário a busca de um médico, o furúnculo demora cerca de 2 à 3 semanas para se desenvolver, e após a drenagem do pus, mais de 1 semana para cicatrizar.

Quais os sintomas?

Geralmente, o tamanho do abscesso pode variar e dessa forma os sintomas também, os tamanhos podem ser comparados à um caroço de cereja e uma noz. Começam com uma pequena lesão vermelha na pele e logo a área se torna sensível, quente e com o acúmulo de pus, neste caso o furúnculo se desenvolve e as bolsas de pus drenam. Em casos mais graves os sintomas são, febre, mal-estar, fadiga e dor intensa na região afetada, nestes casos é preciso recorrer ao médico dermatologista.

Qual a diferença do furúnculo para a espinha?

Uma dúvida frequente é a diferença entre espinha, furúnculo e foliculite, bem, a resposta é bastante simples, diferente de uma espinha comum, o furúnculo causa dor mais profunda e é um abscesso que dura mais dias sobre a pele. Já se tratando da foliculite, ela é causada por uma infecção bacteriana ou fúngica, porém em muitos casos é causada por uma inflamação de pelos encravados.

Como aliviar os sintomas do furúnculo?

Compressas quentes ajudam no processo de drenagem e favorecem a cicatrização. Em casos mais graves, é necessário realizar uma cirurgia para drenar o furúnculo em uma unidade de saúde. A mudanças de alguns hábitos higiênicos, como manter as mãos sempre limpas lavadas cuidadosamente, manter unhas cortadas e evitar tocar na região afetada com as mãos sujas, ajudam a prevenir ou diminuir os sintomas mais graves.