Os seres humanos possuem a capacidade de desenvolver e criar relações com outros seres. Entretanto, essa interação social exige das pessoas uma habilidade social.
A coluna “Vamos Conversar” dessa semana, com a psicóloga Mariana Pessoa, comenta sobre o assunto. Segundo ela, o que as pessoas costumam sentir, é o resultado das coisas que ela pensa.
A profissional afirma que existem três estilos de relacionamento e comunicação.“Nós não fomos ensinados a ter habilidades sociais como criança, e precisamos aprender como adultos”, enfatiza a profissional.
Conheça os três pontos importantes das habilidades sociais acessando o link da coluna:
As habilidades sociais são um conjunto de estratégias de conduta e as capacidades para aplicar essas condutas, sendo o que ajuda a resolver uma situação social de maneira afetiva, ou seja, aceitável para o sujeito e para o contexto social em que esteja inserido.
Elas permitem que possamos expressar os nossos sentimentos, atitudes, desejos, opiniões e direitos de modo adequado a situação na qual o indivíduo se encontra, respeitando sempre a conduta e o espaço do outro.
Desta forma, as habilidades sociais facilitam e melhoram as nossas relações interpessoais, fazem com que nos sintamos melhor, obtemos o que queremos e conseguir que os demais não nos impeçam de alcançar os nossos objetivos.
Esses comportamentos são necessários para que possamos interagir e nos relacionar com os demais de forma efetiva e mutuamente satisfatória.
Tipos de habilidades sociais
Você conhece os tipos de habilidades sociais que os seus filhos possuem? Saiba que existem habilidades sociais básicas e outras consideradas mais complexas.
Habilidades sociais básicas
– Escutar;
– Iniciar uma conversa;
– Formular uma pergunta;
– Agradecer;
– Apresentar-se;
– Apresentar outras pessoas;
– Realizar uma atividade ou missão recebida.
Habilidades sociais complexas
– Empatia: capacidade de colocar-se no lugar de outra pessoa;
– Inteligência emocional: a inteligência emocional é a habilidade social de uma pessoa para lidar com os sentimentos e emoções, distingui-los e utilizar esses conhecimentos para dirigir os próprios pensamentos e ações.
– Assertividade: habilidade para ser claro, franco e direto, dizendo o que se quer dizer, sem ferir os sentimentos dos demais, tampouco menosprezar a valia dos outros, apenas defendendo seus direitos como pessoas;
– Capacidade de escuta: ser capaz de escutar com compreensão e cuidado, entendendo o que a outra pessoa quer dizer e transmitindo que recebeu a sua mensagem;
– Capacidade de comunicar sentimentos e emoções: poder manifestar diante de outras pessoas os sentimentos da maneira correta, sejam eles positivos ou negativos.
– Capacidade de definir um problema e avaliar soluções: habilidade social de uma pessoa para analisar uma situação levando em conta os elementos objetivos, assim como os sentimentos e necessidades de cada um.
– Negociação: capacidade de comunicação dirigida à busca de uma solução que seja satisfatória para todas as partes;
– Modulação da expressão emocional: habilidade social de adequar a expressão das nossas emoções ao entorno;
– Capacidade de pedir desculpas: capacidade de ser consciente dos erros cometidos e reconhecê-los. Leia mais em A importância do erro para o aprendizado.
– Reconhecimento e defesa dos direitos próprios e dos demais: habilidade social em que se demonstra consciência dos direitos e também dos direitos das demais pessoas, defendendo-os do modo correto.