SAÚDE

Oito motivos da falta de apetite em crianças. Saiba como evitá-la

Conforme especialistas, dor de garganta e até mesmo a televisão e o uso da internet podem ser motivos para o problema de saúde

De acordo com especialistas da área da psicologia e nutrição, existem 10 motivos principais para a falta de apetite em crianças (Foto: Raisa Carvalho)
De acordo com especialistas da área da psicologia e nutrição, existem 10 motivos principais para a falta de apetite em crianças (Foto: Raisa Carvalho)

Antigamente, era até considerado “comum” quando as crianças passavam por fases em que não queriam comer. A falta de alimentação era confundida como “birra” ou mau comportamento e muitos pais ou responsáveis tentavam substituir a alimentação saudável por uma mais calórica e mais atrativa, para fazer o filho se alimentar. No entanto, essa prática não é considerada como saudável pelos especialistas, pois pode camuflar diversos problemas, como doenças e até transtornos. Confira a seguir alguns sinais que indicam a falta de apetite em crianças.

De acordo com especialistas das áreas de Psicologia e Nutrição, existem 8 motivos principais para a falta de apetite em crianças. São eles:

  1. Introdução alimentar: Depois dos seis meses é que começa a fase da introdução alimentar. No início, é dito que os bebês têm bastante interesse em aprender novos sabores e texturas, mas por volta de um ano de idade, o paladar fica mais seletivo e o apetite diminui gradualmente. O ideal é ficar atento ao que o bebê mais gosta de comer e variar o cardápio com a inclusão de nutrientes.
  2. Nascimento dos dentes: Também por volta do sexto mês de vida é que ocorre o nascimento dos primeiros dentes, que causam desconforto aos bebês. Neste momento, por conta do inchaço nas gengivas, é comum a perda do apetite. O indicado é ter atenção redobrada e procurar formas de aliviar a dor, como picolé de frutas e chá de camomila gelado.
  3. Dor de garganta: Crianças e adolescentes são muito suscetíveis a dores na garganta, que podem causar a perda de apetite. Isso ocorre por conta da dificuldade de engolir os alimentos. O ideal é buscar por comidas que sejam mais fáceis de ingerir como macarrão, sopas e cremes de vegetais batidos no liquidificador.
  4. Gripe ou resfriado: Outra doença que também pode causar falta de fome é a gripe ou resfriado por conta da indisposição, coriza e até a perda do gosto no alimento. Mas é indispensável se alimentar bem neste período, sendo indicado sopas e uma canja de galinha.
  5. Problemas gastrointestinais: Problemas como diarreia, vômito ou constipação podem ocorrer por diversos motivos na infância, seja por uma intoxicação alimentar ou falta de hidratação. E muitas vezes, as crianças perdem o apetite pela indisposição. O ideal é sempre procurar um médico e manter uma alimentação e hidratação balanceada.
  6. Alergias alimentares: Outro fator que pode ajudar na falta de interesse na comida é a alergia alimentar. Como a intolerância a lactose ou ao glúten. Em casos mais severos, as crianças perdem o interesse por achar que não tem muita opção. O importante é sempre buscar alternativas, que não façam mal ao seu organismo.
  7. Rotina alimentar inadequada: Para se alimentar adequadamente, a criança precisa ter horários estabelecidos e sem comer muito nos intervalos antes do almoço ou jantar, segundo recomendam os especialistas. Isso ajuda na hora de se alimentar corretamente.
  8. Televisão ou internet: A falta de atenção também prejudica o apetite da criança, que está mais preocupada em ir brincar, fazer uma atividade, jogar futebol e, principalmente, ficar na televisão ou na internet. Por isso, o indicado é desligar os aparelhos na hora do almoço ou jantar para não distrair.