O mundo está cada vez mais conectado, e vive em uma espécie de aldeia global. Mesmo virtualmente, é importante seguir algumas orientações para viver em harmonia nessa sociedade digital que se formou. É aqui que entra a netiqueta, que aparece para mediar esse convívio virtual. Muita gente desconhece, mas é importante estar atento para não passar vergonha ou perder aquela oportunidade de emprego.
A netiqueta é o neologismo fruto da junção de duas palavras: “net”, que vem de internet, e “etiqueta”, que são as boas maneiras para um bom convívio social. Segundo o professor de informática Roniere Freitas, seguir essas orientações ajuda a gerar um ambiente de navegação mais amigável.
Segundo o professor, nos cursos de informática ofertados pela Escola do Legislativo Cursos Preparatórios, instituição ligada à Assembleia Legislativa, o assunto é abordado junto aos alunos que estão se inserindo neste mundo virtual, para que eles tenham um bom comportamento na internet. O professor orienta os alunos em sala de aula. “Hoje em dia é inevitável essa questão porque estamos todos conectados, e todo tempo somos observados. Precisamos ter esse cuidado.”
Dicas básicas
Na sociedade em rede, tudo é observado na hora de garantir aquela vaga de emprego. As empresas estão atentas em como seus funcionários se comportam na internet, por isso, todo cuidado é pouco.
“Desde a época do Orkut, era comum se olhar qual comunidade a pessoa gostava e curtia. Se a pessoa está procurando uma vaga de emprego, e aí a comunidade era, ‘odeio meu chefe’, ’odeio acordar cedo’, ‘detesto segunda-feira’. Aquilo diz muito sobre as pessoas”, explicou Roniere Freitas.
Além das redes sociais, o professor destaca que é importante policiar o comportamento em grupos de Whatsapp, pois há uma interação social muito grande nesta rede.
Confira algumas regras da netiqueta:
• Na hora de mandar e-mails para mais de uma pessoa, opte por mandar em cópia oculta, principalmente se essas pessoas não se conhecem. Isso diminui a possibilidade de spams e mensagens indesejadas.
• Evite comentários polêmicos e ofensas às pessoas nas redes sociais;
• Escrever a mensagem toda em maiúsculo insinua que a pessoa está gritando. Tenha atenção para isso;
• Atenção também para o excesso de mensagens de voz ou áudios muito longos, pois isso pode ser um incômodo;
• Cuidado com as fake news. É importante checar antes de repassar uma notícia para não contribuir com a multiplicação de informações falsas;
• Evite enviar mensagens de propagandas não solicitadas, “correntes” ou com conteúdo semelhante;
• Cuidado com o excesso de emojis, emoticons e figurinhas, isso pode passar uma imagem de pouca credibilidade;
• Antes de disparar mensagens em algum grupo, entenda o funcionamento dele. Muitos têm regras e orientações aos participantes;
• Antes de fazer uma pergunta em grupo, procure no histórico se a sua dúvida ou mensagem já não foi tema de debate.
• Não mande as mesmas mensagens várias vezes. Isso é uma forma de spam e torna os grupos desagradáveis.
• Seja sempre educado e respeitoso com todos os participantes e acate as decisões de moderadores. Eles estão ali exatamente para conduzir os fóruns de uma forma benéfica a todos.