Pacientes reclamam cancelamento de consultas no Caps II

Secretaria Municipal de Saúde explicou que houve uma dedetização repentina, de forma isolada, e que houve instabilidades na linha telefônica da unidade

O Caps II fica localizado no bairro Mecejana (Foto: FolhaBV)
O Caps II fica localizado no bairro Mecejana (Foto: FolhaBV)

Pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II), no bairro Mecejana, zona Oeste de Boa Vista, reclamaram do cancelamento de consultas, o que tem prejudicado o acompanhamento de saúde mental. A situação relatada nessa quarta-feira (12) teria sido causada por uma dedetização de última hora.

Segundo os relatos, os cancelamentos são frequentes e não houve aviso prévio. Ontem, um grupo de pacientes se viu sem atendimento devido a uma dedetização não comunicada com antecedência, gerando frustração e prejuízos. No portão, havia apenas uma placa de aviso.

“Muitos se programaram, vieram do interior e nem tomaram café para chegar cedo aos seus agendamentos. A gestão do Caps 2 é tão negligente e irresponsável que não tem a hombridade de fornecer uma informação viável e satisfatória aos pacientes”, relatou um paciente, que não quis se identificar.

Comunicado no portão do Caps II. (Foto: arquivo pessoal)

A situação, conforme o paciente, é ainda mais grave devido à falta de comunicação e de responsáveis da gestão no momento do ocorrido. “A recepção não avisou, e a diretora do Caps não se encontra em horário de expediente para dar alguma satisfação sobre o cancelamento das consultas não avisadas. A responsabilidade foi transferida para os profissionais de saúde, que não tinham como repassar a informação”, detalhou.

O paciente ainda completou afirmando que a sua consulta já havia sido reagendada por passarem a data errada de atendimento psicológico. “Me programei, gastei com transporte e minha saúde mental não está boa. Isso afeta muito minha pressão arterial. Cheguei lá e encontrei o aviso de cancelamento. É revoltante! E não é só comigo, outros pacientes também estão insatisfeitos com a falta de organização”.

O que diz a Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) foi procurada pela reportagem para informações sobre os cancelamentos e a recente situação. Em nota, a pasta explicou que a dedetização foi um caso isolado e de forma repentina, além de que “a linha telefônica da unidade passou por instabilidades essa semana”. Confira a nota na íntegra:

“A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) informa que a dedetização ocorrida no CAPS II nesta quarta-feira, 12, foi de necessidade repentina, sendo um caso isolado na unidade. Explicou ainda que a linha telefônica da unidade passou por instabilidades essa semana, o que dificultou o aviso aos pacientes.

Esclarece que o compromisso da gestão é priorizar o atendimento humanizado dos pacientes acompanhados pela unidade, e que os pacientes que não foram atendidos serão remarcados e avisados pela direção. Os usuários também podem entrar em contato com o CAPS II pelo número (95) 98420-7740.”