Os pacientes internados nos leitos do bloco B, do Hospital das Clínicas Dr. Wilson Francisco, bairro Dr. Silvio Botelho, estariam enfrentando o calor de Boa Vista sem ar-condicionado. A situação estaria ocorrendo há dois meses devido o equipamento estar queimado.
Uma mulher relatou à FolhaBV, que o avô do seu esposo, um idoso, estaria sem ar condicionado desde o dia 04 deste mês, quando foi internado no Hospital das Clínicas. Ela informou ainda que não poderiam levar nem ventiladores para amenizar a situação.
“É muito quente. Já reclamamos e nada é feito, e falaram que não podemos levar ventilador é proibido. E tem pessoas a mais tempo lá que falaram que está com dois meses assim”, contou a denunciante.
Em vídeo, a mulher conta que a central de ar estaria queimada e os pacientes, se resfriando no corredor. “E o calor continua, todo mundo se queimando no calor. Aqui seu José já tá sem blusa porque a central nunca foi arrumada, quase dois meses todo mundo aqui se queimando de calor. O outro aqui, já foi lá para fora para ver se pega a central ali do corredor para esfriar um pouquinho. Estamos aqui pedindo socorro e ainda tem gente passando mal de calor”, falou enquanto mostrava a condição dos pacientes no leito em que estava.
Troca da central
Em nota, a Secretaria de Saúde (Sesau) informou que as unidades de saúde estaduais mantêm uma rotina de realização de manutenção preventiva frequente nos seus sistemas de ar-condicionado. E, quando algum equipamento apresenta falha, a empresa de serviço de manutenção é imediatamente acionada.
“Sendo assim, foi detectado, na última quinta-feira, dia 9, um problema na central de ar-condicionado do Bloco B do Hospital das Clínicas Doutor Wilson Franco, e a empresa que faz a manutenção foi prontamente acionada para providenciar o conserto. O serviço foi realizado, o equipamento voltou a funcionar normalmente, mas depois apresentou falha”, explicou.
A Sesau finalizou informando que será feita a instalação de uma nova central de ar-condicionado nesta semana no Bloco B do Hospital das Clínicas.