No início de dezembro, o Centro Oncológico de Roraima (Cecor) anunciou que suspenderia os atendimentos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 01 de janeiro de 2024. Agora, faltando uma semana para o início da suspensão, previsão ainda é a mesma, segundo confirmação do Cecor.
A suspensão ao pacientes em quimioterapia do SUS acontecerá por falta de pagamento da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), que não teve valor da dívida divulgado.
“Sem os pagamentos oriundos da Sesau, o Cecor enfrenta dificuldades financeiras significativas, comprometendo a capacidade de adquirir os medicamentos quimioterápicos e demais insumos essenciais utilizados no tratamento dos pacientes”, disse em comunicado.
Atualizações
Na ocasião anterior, a Sesau informou que estava trabalhando para realizar os pagamentos. A previsão era de que ainda neste mês liquidava a nota de empenho.
Novamente procurada, a Secretaria destacou que já realizou o pagamento e nessa terça-feira (26) efetuou o provento da nota do exercício atual. Por outro lado, afirmou que segue em tratativa com a direção do Centro, “o que garantiu que não houvesse interrupção do atendimento”.
A Secretaria de Saúde esclarece que realizou o pagamento de reconhecimento de dívida para o Centro Oncológico de Roraima no dia 21 de dezembro e que efetuou nesta terça-feira, 26, o provento de mais uma nota referente ao atual exercício.
A Sesau informa ainda que está em constantes tratativas junto à direção do Cecor, o que garantiu que não houvesse interrupção do atendimento dos pacientes oncológicos do SUS.
Nota da Sesau à FolhaBV.