Pais que levaram os filhos doentes a procura de atendimento médico nesta terça-feira, 1º, no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), tiveram que esperar por várias horas.
“Meu filho, de um ano está ruim, com febre, diarreia, vômito e ainda não foi atendido. Chegamos às 13h, assim como outras crianças. Os atendentes disseram que tem que aguardar. Só que chegou um soldado com o filho e passou na frente de todo mundo. Quer dizer que se usa farda pode passar?”, questionou uma mãe.
Ainda de acordo com a mãe, o recepcionista da unidade havia dito que não poderia fazer nada, pois o trabalho dele de recepcionar foi feito.
“Ele disse que o papel da recepção era só pegar o documento e fazer a ficha, foi isso que ele falou para mim. Quando cheguei no acolhimento, a mulher disse para eu esperar a minha vez e eu estou aqui desde cedo”, reclamou.
Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde informou que os atendimentos no Hospital da Criança Santo Antônio seguem os protocolos do Ministério da Saúde e é feito através de classificação de risco, respeitando as prioridades.
“Esclarece ainda que devido ao período sazonal, a demanda aumentou. Tínhamos três médicos no atendimento, porém um passou mal e o atendimento ficou mais lento até conseguirmos um substituto”, diz trecho da nota.
Ainda de acordo com a nota, o paciente citado pela denunciante que teria passado na frente dos demais, foi classificado como prioridade por estar com a temperatura alta, e foi atendido pelo médico e deverá retornar após resultado de exames. “Já o paciente filho da denunciante foi classificado como pouco urgente e aguarda atendimento no momento”, acrescentou a nota da Prefeitura de Boa Vista.