Pacientes renais reclamam da falta de atendimento; Sesau fala em reorganização

Pacientes devem procurar atendimento no Pronto Socorro Airton Rocha, que fica dentro do Hospital Geral de Roraima

Atendimentos estão sendo realizados no Pronto Socorro Airton Rocha, de acordo com a Sesau (Foto: José Magno/FolhaBV)
Atendimentos estão sendo realizados no Pronto Socorro Airton Rocha, de acordo com a Sesau (Foto: José Magno/FolhaBV)

Pacientes da Clínica Renal de Roraima e familiares reclamam da interrupção no atendimento de diálise desde a última quarta-feira (12). Segundo as denúncias recebidas pela Folha BV, pacientes ficaram sem assistência devido a problemas na unidade.

A Secretaria de Saúde de Roraima (Sesau) foi procurada e informou que os pacientes que buscam atendimento no Hospital Geral de Roraima (HGR) estão sendo encaminhados ao Pronto Socorro Airton Rocha, onde um fluxo específico foi organizado para atender a demanda.

Segundo a pasta, ao dar entrada na unidade, os pacientes passam por avaliação médica e, caso haja necessidade urgente, um nefrologista é acionado para realizar a diálise. Nos casos não emergenciais, o paciente recebe orientações médicas e é liberado.

Falta de pagamento de funcionários

O problema ocorre no contexto de uma disputa trabalhista. A Justiça do Trabalho determinou que a Clínica Renal de Roraima pague imediatamente os salários atrasados de cerca de 70 funcionários, incluindo profissionais de enfermagem, administrativo, limpeza e manutenção.

Segundo o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Privados de Serviços de Saúde de Roraima (Siemesp-RR), os atrasos são recorrentes e afetam diretamente a subsistência dos trabalhadores. Caso o pagamento não seja regularizado, há a possibilidade de paralisação.

A Sesau apontou que o pagamento dos salários é de responsabilidade da empresa contratada, que deve cumprir prazos para emissão de notas fiscais. Segundo a secretaria, as notas referentes a dezembro de 2024 e janeiro de 2025 foram protocoladas nos dias 11 de fevereiro, e o pagamento pode ser feito dentro do prazo contratual de até 30 dias.