SAÚDE

Parar de consumir bebida alcóolica por um mês já pode trazer grandes benefícios à saúde

Após abandonar o álcool, os efeitos positivos começam a surgir em poucas semanas

Cerveja (Foto: Raisa Carvalho/FolhaBV)
Cerveja (Foto: Raisa Carvalho/FolhaBV)

Na religião católica acontece a Quaresma, um período de preparação espiritual antes da Páscoa, com diversas celebrações durante 40 dias. Muitos adeptos também aproveitam esse momento para refletir, se arrepender, orar e promover ações de caridade e de abstinência, inclusive, não consumir carne vermelha e nem ingerir bebida alcoólica. Segundo especialistas da área da saúde, parar de consumir álcool por cerca de um mês pode trazer mudanças significativas para o corpo e a mente, mesmo entre quem bebe com moderação.

De acordo com especialistas ouvidos pela National Geographic, alguns dos efeitos mais notáveis do álcool no organismo ocorrem no fígado, onde a substância é metabolizada, mas também há impactos em outros órgãos. O fígado é responsável por ‘quebrar’ o álcool em uma forma menos tóxica para que ele possa ser eliminado do corpo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Nesse processo, o álcool é inicialmente transformado em acetaldeído, uma substância altamente tóxica e reconhecidamente cancerígena. Normalmente, o acetaldeído é rapidamente decomposto, mas se esse processo for interrompido, devido a altos níveis de álcool ou medicamentos que interferem no metabolismo hepático, ele pode se acumular no corpo e causar danos.

Esse dano pode afetar todos os órgãos do corpo, aumentando o risco de doenças como hipertensão, doenças cardíacas, hepáticas e alguns tipos de câncer. O uso crônico de álcool também pode enfraquecer o sistema imunológico e prejudicar o funcionamento adequado do cérebro.

Saiba os benefícios

Após abandonar o álcool, os efeitos positivos começam a surgir em poucas semanas. O fígado pode reverter os danos causados nas três primeiras fases da doença hepática alcoólica: acúmulo de gordura, inflamação crônica e formação de cicatrizes (fibrose). A fase final, a cirrose, não pode ser revertida, mas sua progressão pode ser desacelerada.

Os efeitos positivos também se estendem à saúde mental e ao bem-estar: parar de beber pode melhorar o sono, o humor e reduzir sintomas de ansiedade e depressão. A saúde intestinal também agradece, já que o álcool afeta negativamente a microbiota e a barreira intestinal.

Mais do que uma pausa, um mês sem álcool pode ser um ponto de virada. Muitas pessoas relatam que a experiência as ajuda a refletir sobre seus hábitos e, inclusive, a reduzir o consumo no longo prazo. Ou seja, a avaliação é que um mês de abstinência ou 40 dias já é suficiente para começar a perceber os benefícios e pode ser o primeiro passo para uma relação mais saudável com o álcool.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.