Saúde e Bem-estar

Parto humanizado possibilita que a mãe participe ativamente das decisões

Segundo a enfermeira obstetra, Deborah Gomes, o parto humanizado tem o objetivo de garantir um ambiente mais harmonioso para o nascimento da criança

Você sabe o que é um parto humanizado e quais os benefícios para a mãe e para o bebê? Este tipo de parto se trata de uma filosofia, onde a mãe tem participação e autonomia sobre tudo que irá acontecer no nascimento do filho. 

De acordo com a enfermeira obstetra, Deborah Gomes, no parto humanizado a mãe pode escolher se quer a presença de acompanhantes ou não, a posição no momento do parto e o local onde o bebê nascerá. “Essas situações devem ter a mínima intervenção médica, mas sem deixar de colocar a saúde da mãe e do bebê em primeiro lugar”, contou.

“O parto humanizado tem o objetivo de garantir um ambiente mais harmonioso para o nascimento da criança, uma vez que a mãe terá seu filho da maneira que escolheu e terá contato imediato com o bebê”, disse.

A enfermeira explica que alguns procedimentos estão sendo feitos com o objetivo de tornar o parto mais humanizado, entre eles podemos destacar a dieta livre, o banho, a massagem e técnicas de respiração. A presença do acompanhante é importante, uma vez que a presença de um amigo, familiar ou parceiro ajuda a mulher a sentir-se mais confiante e relaxar.

No parto humanizado, a gestação é encarada como um processo natural, e por este motivo, a mãe quanto o bebê devem estar saudáveis, uma vez que se espera que o médico intervenha pouco no processo. 

A enfermeira explica que alguns procedimentos estão sendo feitos com o objetivo de tornar o parto mais humanizado, entre eles podemos destacar a dieta livre, o banho, a massagem e técnicas de respiração. A presença do acompanhante também é fundamental para garantir o sucesso dessa filosofia, uma vez que a presença de um amigo, familiar ou parceiro ajuda a mulher a sentir-se mais confiante e relaxar.

Para Deborah, a mãe deve ter ciência que o trabalho de parto pode ser bastante doloroso e desconfortável, por isso, ela deve ter certeza de suas escolhas. Ela lembrou ainda que o parto vaginal é mais benéfico em comparação com o parto cesariano, além da taxa de mortalidade ser menor.

A profissional, destacou ainda a importância do pré natal na decisão. “Para optar por um parto humanizado, a grávida precisa ter feito um pré-natal rigoroso para que se tenha certeza de que não há a necessidade de intervenções”, explicou.