O recesso escolar é um período que pode ser aproveitado para ensinar os pequenos como eles devem se preparar para a voltarem às aulas e organizarem a sua mochila. A pediatra Ana Carolina Brito deu dicas aos pais de como organizar a mochila das crianças e ensinar aos filhos a importância de cuidar dos seus objetos pessoais.
Organizar o material escolar na mochila é uma tarefa que deve ser feita conjuntamente com os pais, criando um hábito responsável de cuidar dos seus objetos de estudo e organizar a rotina escolar.
Segundo a pediatra, a higiene deve ser observada e os objetos menores como lápis, borrachas e apontadores devem ser guardados em estojos para que não fiquem espalhados na mochila e possam ser danificados.
Identificar o material também é importante. Os cadernos e livros devem ser encapados para melhor conservação. E alimentos e água devem ser transportados em lancheira, fora da mochila para evitar contaminação e também evitar que possam sujar o restante do material.
Pediatra dá dicas de como organizar a mochila das crianças (Foto: Arquivo/Folha BV)
“Nesse início do período letivo, os pais devem se preocupar, principalmente, com a segurança das crianças ao adquirir o material escolar. É importante verificar se o material é atóxico, se não solta pedaços e é próprio para cada idade. Todo o material escolar deve ser identificado, inclusive a mochila, principalmente os objetos de uso pessoal como copos e escovas de dente” explica.
Na mochila, os pais devem evitar objetos cortantes como tesouras ou estiletes e também à colas ou tintas, pelo risco de ingestão acidental. “Quanto ao peso da mochila da criança, essa deve ser uma preocupação dos pais, pois peso excessivo pode trazer prejuízos à saúde, como deformidade da coluna e alterações da postura e maneira correta de andar” explica.
Tente ensinar aos seus filhos a importância de cuidar dos seus objetos pessoais (Foto: Divulgação)
Segundo a pediatra, caso o material escolar seja muito pesado o indicado é procurar por uma mochila com rodinhas. “A mochila com rodinhas pode ser usada diante da necessidade de carregar material escolar muito pesado. Desde que o peso seja leve, a mochila tradicional pode ser uma boa escolha” ressalta.
Os pais podem escolher personagens e cores de acordo com o gosto das crianças. Segundo a médica, os pequenos devem ser encorajados a fazerem a escolha do seu material, sempre com diálogo e parceria com os pais.
“É muito comum o interesse das crianças em personagens infantis e cores ao escolher seu material escolar. Essa decisão deve ser compartilhada com os pais, pois o interesse no aprendizado pode ser facilitado pela alegria e identificação das crianças com esse universo infantil já que as crianças aprendem mais facilmente de forma lúdica” afirma a médica.