O Combate a pandemia de Covid-19 não inclui apenas o desenvolvimento de uma vacina. Aliás, para encontrar um imunizante ou tratamento eficaz é fundamental entender a doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). E é isso que a ciência vem fazendo desde que os primeiros casos.
Um dos aspectos que os estudiosos estão em busca de entender melhor é o período de incubação — isto é, o tempo entre a infecção e a manifestação de sintomas — da Covid-19. As estimativas atuais indicam que isso acontece entre quatro e cinco dias, mas ainda faltam pesquisas para comprovar isso.
Joel Gonzaga é médico infectologista (Foto: Arquivo pessoal)
O médico infectologista, Joel Gonzaga, diz que o período de incubação da doença é o que aumenta a transmissão do vírus.
“Novos estudos estão afirmando que a incubação do Sars-CoV-2, pode chegar até 7 a 10 dias, e isso é natural, pois muitos contaminados chegam a nem ter sintomas e estão transmitindo. Do 3º ao 5º dia é o período quando o vírus está se multiplicando, mas não tem tantos sintomas presentes. Por isso ele consegue contaminar de forma tão difusa uma grande quantidade de pessoas, justamente porque a pessoa não está sentindo, mas está transmitindo, e isso produz uma cadeia de transmissibilidade muito grande”, explicou.
PESQUISA – Em um estudo publicado na última sexta-feira (7) no periódico Science Advances, cientistas chineses apresentaram os achados obtidos em uma análise feita com 1084 pessoas confirmadas com Covid-19 que moram ou haviam viajado para Wuhan.
Para realizar a investigação, eles utilizaram dados públicos de saúde a fim de avaliar datas em que havia ocorrido infecções. Depois, selecionaram indivíduos pré-sintomáticos e os acompanharam até o surgimento dos sintomas.
Os especialistas calcularam que o período médio de incubação é de 7,75 dias, sendo que 10% dos pacientes demoraram 14 dias para apresentar sinais da doença.
Mas os próprios autores ponderam que ainda são necessárias mais pesquisas para investigar essa questão. De qualquer forma, seguir estudando o período de incubação é importante, de acordo com os cientistas chineses, para estabelecer diretrizes mais certeiras e seguras contra a Covid-19.