DICAS PARA A CASA

Plantas e seus benefícios: por que cultivar babosa e samambaia em casa é vantagem?

De maneira geral, todas as plantas contribuem para aprimorar a qualidade do ar. Portanto, tê-las em casa não apenas eleva esteticamente o ambiente, mas também promove saúde e bem-estar.

Foto Raisa Carvalho
Foto Raisa Carvalho

Há quem diga que cultivar um jardim ou a sua própria horta em casa traz benefícios para seu bem-estar, trabalhando a calma e a paciência. Mas além da sua saúde mental, o cultivo de plantas na sua residência também traz vantagens para a sua força física, resultante das propriedades medicinais e vitaminas presentes nas folhas e raízes.

A babosa, por exemplo. Também conhecida como aloe vera, a planta é conhecida por ser resistente, sem precisar de muita água, de fácil adaptação e ornamentação nos ambientes. Basta apenas receber sol direto por pelo menos quatro horas por dia, sem a necessidade de ficar exposta à luz solar por horas a fio.

Ao cortar a babosa, o interior é rico em um líquido viscoso, mas que é cheio de cálcio, minerais e vitaminas. Pessoas utilizam como uma forma de cosmético natural no rosto e nos cabelos por conta dos efeitos de hidratação, anti-inflamação e cicatrização. Outra vantagem é que a planta absorve o formaldeído presente no ar, um gás incolor que é altamente inflamável.

Já a samambaia necessita de um pouco mais de atenção, pois preferem permanecer na sombra e sem ficar diretamente na luz solar. Dizem que a planta atua como um umidificador e até que ‘retira energias negativas’ das residências.

O chá da samambaia, por exemplo, é indicado por algumas pessoas para doenças do sistema respiratório e dermatites, mas é preciso atenção, pois a bebida não é recomendada para quem sofre de gastrite, doenças cardíacas, do intestino e anemia. A planta contribui também para a remoção de poluentes como o xileno, substância que irrita olhos, nariz e garganta, além do formaldeído e outras substâncias pesadas como o mercúrio.

Já a samambaia necessita de um pouco mais de atenção, pois preferem permanecer na sombra e sem ficar diretamente na luz solar (Foto: Raisa Carvalho)

Conheça outras plantas de fácil cultivo e muitos benefícios

  1. Espada de São Jorge
    Conhecida pela sua folhagem interessante, que remete à uma espada, a planta pode ser cultivada na sombra, sem muita água. Também famosa por agir contra o ‘mau-olhado’, a planta atua até contra as ondas de radiação eletromagnética.
  2. Crisântemo
    Ao contrário das demais, o crisântemo precisa de muita luz solar. Com relação à água, a rega deve ser feita sempre que o solo aparentar seco ou apenas úmido, mas sem encharcar demais o solo. Dizem que a planta é responsável por eliminar o benzeno presente no ar, que causa dor de cabeça, irritação nos olhos, pele e nas vias respiratórias e sonolência.
  3. Lírio da Paz
    Mais delicada, o Lírio da Paz precisa de sombra, sem luz solar, mas em ambiente com bastante luz e solo úmido. O relato é que a planta é responsável por absorver amônia liberada por produtos de limpeza, além de outros poluentes como a fumaça de cigarro.
  4. Dracena
    A Dracena também é resistente e ideal para quem mora em Roraima, pois suporta muito bem o calor e prefere sombra com luz indireta. Também conhecida como pau d’água, é conhecida por ‘trazer boa-sorte’, atuar contra um composto altamente cancerígeno, o benzeno e outros itens, como o solvente tricloroetileno e tolueno.