Saúde e Bem-estar

População pode emitir Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 

Serviço disponível pelo portal do Governo Federal e fornece dados do vacinado e informações sobre as doses de vacinas administradas

Quem já tomou as duas doses ou a dose única da vacina contra a Covid-19, dependendo do imunizante utilizado, já podem emitir seu Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 através do gov.br. Ao acessar o ConecteSUS Cidadão, é possível visualizar na aba “vacinas” o box com informações detalhadas sobre as doses recebidas.

Quando o cidadão completa seu processo vacinal e o estado ou município onde tomou as doses informa à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), é atualizado em sua Carteira de Vacinação Digital o campo para a emissão do certificado.

O Ministério da Saúde disponibiliza a possibilidade de o cidadão visualizar, salvar e imprimir o seu certificado através do aplicativo ou da versão web do ConecteSUS Cidadão. O aplicativo está disponível na galeria de aplicativos do gov.br.

Além de apresentar informações com dados cadastrais do vacinado, é possível encontrar informações sobre as doses de vacinas administradas, a data e o horário da emissão do certificado e dados de autenticação do certificado, composto por um QRCode e um código de 16 dígitos.

Utilidade

O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, o certificado acessível pelo celular é conquista da modernização da saúde brasileira. “Ter um documento tão importante para o controle de sua saúde em seu celular, disponível a qualquer momento e sem riscos de perdas ou de danificação material, mostra a proximidade do governo com o cidadão, em seu trabalho de tornar os serviços cada vez mais acessíveis e priorizando seu bem-estar”.

Apesar de não existir uma normativa internacional publicada, alguns países, como a Suíça, estão aceitando o Certificado Nacional de Vacinação contra a Covid-19 como comprovante válido em seu território.

Para acessar o Certificado de Vacinação contra a Covid-19, o cidadão deve fazer o download do aplicativo ConecteSUS ou acessar sua versão web [hiperlink: https://conectesus.saude.gov.br/home]. O próximo passo é a criação do login no gov.br através de seu CPF. Com o aplicativo logado, basta acessar a Carteira de Vacinação Digital através do ícone “vacinas”.