Encontrou medicamentos vencidos ou que não são usados há muito tempo na sua casa? E fez o descarte no vaso sanitário ou na lixeira comum? Entenda como fazer o descarte correto, isso porque a toxicidade gerada pelo descarte incorreto de remédios pode trazer sérios riscos à saúde de outras pessoas, animais e ao meio ambiente.
Os impactos gerados à partir do descarte inadequado desses produtos na natureza, pode causar a poluição do solo e das águas, comprometendo a saúde da população. Dessa forma é preciso alertar amigos e familiares sobre a importância da destinação correta destes produtos, com o propósito de minimizar os impactos ambientais.
De acordo com o estudo realizado pela A Review on Antibiotic Resistance, informa que cerca de 20% de todos os medicamentos utilizados no mundo são descartados de forma irregular.
Na agropecuária, os antibióticos são utilizados para tratar doenças clínicas em animais, servindo para prevenir e controlar doenças comuns e aumentar o crescimento animal. A atividade agropecuária é a principal responsável pela exposição humana às superbactérias.
A partir de 2020, o Decreto n.º 10.388 do Governo Federal regula que o descarte correto deve ser feito em farmácias e drogarias com pontos de coleta para logística reversa. Desse modo, significa que os medicamentos descartados pelos cidadãos terão o fluxo invertido, retornando ao longo de sua cadeia de produção e distribuição para, então, terem o descarte final adequado, sem danos ao meio ambiente.
Pontos de coleta em Boa Vista para fazer o descarte correto de medicamentos
- Farmácia Drogasil – São Francisco
- Farmácia Drogasil – São Pedro
- Farmácia Drogasil – Pricumã
- Farmácia PagueMenos – Centro
- Fármacia PagueMenos – Mecejana