Um empresário de 27 anos morreu na segunda-feira (3), em São Paulo, após realizar um peeling de fenol. O procedimento, que deve ser realizado por um médico em ambiente hospitalar, foi feito na clínica de uma influenciadora digital. De acordo com a polícia, Natalia Becker, dona da clínica responsável pelo procedimento, não foi localizada.
O que é o peeling de fenol?
O peeling de fenol consiste na aplicação de um composto orgânico mais ácido do que o álcool, provocando uma reação inflamatória na pele. Essa inflamação causa descamação da superfície do tecido, reduzindo manchas e melhorando a textura da pele. Dias após a aplicação, a pele “se solta” do rosto. É um tratamento eficaz contra rugas e flacidez, mas exige cuidados rigorosos.
O peeling de fenol não é indicado para todos e deve ser feito por profissionais qualificados. Quando a aplicação correta não é respeitada, pode ser altamente perigoso. A aplicação deve ser realizada em um centro cirúrgico com anestesia e monitoramento cardíaco, pois o fenol é cardiotóxico e pode provocar arritmia e até parada cardíaca.
O procedimento tem se popularizado devido aos resultados e ao processo de cicatrização, com muitos vídeos nas redes sociais, como o TikTok, mostrando os resultados da técnica. No entanto, o pós-procedimento é agressivo e doloroso. Horas após a aplicação, o paciente sente dor no local, e no dia seguinte, o rosto fica inchado, similar a uma queimadura. Dependendo da profundidade, a pele começa a descamar e se soltar após uma semana a 15 dias. Durante esse período, é necessário ficar em casa, evitar a exposição ao sol e aplicar um hidratante emoliente na pele.
Caso Henrique
Além de ter sido feito fora do ambiente hospitalar, há a suspeita de que Henrique não tenha realizado nenhum teste alérgico antes de se submeter ao procedimento. Ao sair da sala onde fez o “peeling de fenol”, ele passou mal e pediu ajuda. A influenciadora e suas funcionárias chamaram o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que constatou o óbito no local.