
A prática regular de atividades fÃsicas traz inúmeros benefÃcios para a saúde, independentemente do horário. Porém, um novo estudo publicado no jornal cientÃfico Diabetologia revelou que treinar no final da tarde ou à noite pode ser ainda mais eficaz no controle do açúcar no sangue e para combater a diabetes.
Segundo os pesquisadores, esse hábito ajuda a reduzir a resistência à insulina, um fator essencial na regulação dos nÃveis de glicose e no tratamento da diabetes. De acordo com o estudo, o resultado foi analisado segundo a pesquisa holandesa Netherlands Epidemiology of Obesity (NEO), que foi feita com 775 participantes, entre 45 e 65 anos.
Os pesquisadores avaliaram o nÃvel de sedentarismo, os intervalos de atividade fÃsica, o teor de gordura no fÃgado e a resistência à insulina. Os participantes foram divididos em grupos com base no horário em que praticavam exercÃcios: manhã (6h à s 12h), tarde (12h à s 18h), noite (18h à meia-noite) ou atividades distribuÃdas ao longo do dia.
Os resultados mostraram que quem treinava à tarde apresentou uma redução de 18% na resistência à insulina. Os que se exercitavam à noite tiveram uma redução ainda maior, de 25%.
Além disso, atividades moderadas a intensas foram associadas a uma diminuição do teor de gordura no fÃgado e à melhora na resposta do organismo à insulina. O estudo revelou também que os participantes que praticavam exercÃcios pela manhã não apresentaram diferenças significativas especÃficas no que se trata da diabetes, em relação à queles que distribuem suas atividades ao longo do dia.