Prefeitura planeja novo seletivo para o Hospital da Criança

A demora no atendimento no local vem sendo alvo de críticas

O Hospital da Criança Santo Antônio é o único hospital infantil do estado (Foto: Fernando Teixeira/Semuc)
O Hospital da Criança Santo Antônio é o único hospital infantil do estado (Foto: Fernando Teixeira/Semuc)

Após denúncias envolvendo a demora em consultas e atendimento dentro do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), a Prefeitura Municipal de Boa Vista informou por meio de nota, que está em processo de planejamento de um novo certame para a saúde, que deverá ser divulgado em breve.

Em reportagem feita pela Folha BV no último sábado (15), mães de crianças que dependem de atendimento no Hospital Infantil relataram demora na marcação de consultas com especialistas e a falta de medicamentos essenciais na unidade. Segundo elas, crianças com transtornos neurológicos e psiquiátricos aguardam há meses por atendimento, enquanto remédios como ácido valpróico e risperidona estão indisponíveis.

Outros casos também foram apurados, como a falta de retorno ao consultório médico para ajustes na medicação de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Caso referente a Belkis Nohemi Sanchez, mãe de duas crianças autistas.

Ela relata a falta de atendimento dos filhos com psicólogos e psiquiatras. Rhys David Ferreira Sanchez, de 9 anos, deveria ter passado por consulta de retorno com o psiquiatra em novembro de 2024, mas até o momento não foi chamado, juntamente com seu irmão Idris Felipe Ferreira, de 5 anos, também sem retorno.

Outra mãe, Eliannys López, denuncia o hospital por falta de agendamento do filho com neurologista. Ela conta que o filho, Richard David, é cardiopata e epilético, e segue em lista de espera.

O que diz a Prefeitura

Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) informa em nota que devido a alta demanda na unidade, a gestão já está trabalhando no planejamento de um novo seletivo para a saúde, que deverá ser divulgado em breve.

Confira nota completa

A Secretaria Municipal de Saúde (Smsa) informa que os agendamentos de consultas e retornos com especialistas no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) seguem sendo efetuados normalmente. Porém, sendo a única unidade referência em alta complexidade de saúde infantil do Estado, atendendo todos os municípios e países vizinhos, a crescente demanda pode influenciar nos atendimentos. 

Mesmo com todas as contratações de profissionais por meio de seletivos, concursos vigentes e programas do Governo Federal, a demanda segue alta, e o corpo clínico do hospital se dedica para acompanhar bem todos os pacientes, respeitando suas necessidades, buscando sempre melhorias em suas condições de saúde.

A gestão já está trabalhando no planejamento de um novo certame para a saúde, que deverá ser divulgado em breve. Mesmo diante dos desafios, segue comprometida em buscar soluções para melhorar o atendimento e assegurar um serviço de saúde de qualidade às crianças.