Saúde e Bem-estar

Presidente do Cress-RR critica novo seletivo após não convocações em 2021

Agnaldo Rodrigues exemplicou caso de profissionais aprovados no seletivo da Sesau de 2021 para serem reservas nos municípios de Bonfim, Cantá, Normandia, Pacaraima e Uiramutã, onde nenhum teria sido chamado

O presidente do Conselho Regional de Serviço Social de Roraima (Cress-RR), Agnaldo Rodrigues, criticou a decisão da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) de publicar um novo processo seletivo para a formação de cadastro de reserva, sem chamar assistentes sociais aprovados no certame do ano passado para trabalhar em alguns municípios de Roraima.

Rodrigues disse que essa situação ocorreu, por exemplo, com profissionais aprovados para serem reservas nos municípios de Bonfim, Cantá, Normandia, Pacaraima e Uiramutã, onde nenhum teria sido chamado.

Na avaliação dele, essa falta de convocação gera incerteza por parte dos profissionais que desejam participar do seletivo. A preocupação se soma à cobrança de taxa de inscrição no certame deste ano, que é de R$ 70 para os cargos de nível Superior, o que não acontecia anteriormente.

“Divulgam o seletivo, mas aí não se sabe se os candidatos vão ser chamados. Sei que é pra cadastro de reserva, mas não falam o número de vagas. Tem muitas pessoas que estão vindo ao Cress que estão desempregadas e não têm condição de pagar uma taxa”, declarou ele, que pede sensibilidade do Governo, porque o seletivo também não prevê isenção da taxa.

“Se os assistentes sociais não estão conseguindo pagar uma taxa de R$ 70, imagine um condutor de ambulância, um maqueiro, um zelador”, disse ele, que decidiu relatar a situação após receber mais de 70 reclamações de profissionais no Cress-RR.


O presidente do Conselho Regional de Serviço Social de Roraima (Cress-RR), Agnaldo Rodrigues (Foto: Arquivo pessoal)

Agnaldo Rodrigues acrescenta ainda a preocupação da classe com o fato do seletivo ser realizado em ano de eleições, o que gera incerteza sobre o interesse de uma eventual nova gestão à frente do Governo de Roraima em chamar novos aprovados no cadastro de reserva.

Por fim, o presidente do Cress-RR questiona o trecho do edital que impede que convocados que já possuam vínculo com a Sesau por seletivos anteriores optem pelo novo cargo, caso sejam aprovados nesse certame. “Isso limita o direito da pessoa escolher o emprego que quer ficar”, criticou.

Procurada, a Sesau não comentou o assunto até a publicação da reportagem.