A primeira etapa da campanha de vacinação contra a influenza (Gripe) vai até o dia 10 de maio nas unidades básicas de saúde que não atendem casos exclusivos da Covid-19. O público-alvo é composto por crianças de seis meses a cinco anos de idade completos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (mães com até 45 dias após o parto).
A cobertura vacinal ainda é muito baixa na capital. Até o momento foram aplicadas 4.957 doses da vacina, com a cobertura vacinal de 4%, sendo 3,4% puérperas; 5,8% gestantes; 19% trabalhador da saúde e 5% crianças menores de seis anos de idade. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% de todos os grupos prioritários.
Aquelas pessoas que fazem parte dos grupos desta primeira etapa que ainda não receberam a vacina, devem se dirigir até as UBS´s. Os atendimentos acontecem de acordo com o mês de nascimento. Por conta disso, nos dias 28, 29 e 30 devem procurar as unidades de saúde os nascidos nos meses de novembro e dezembro.
Os trabalhadores de saúde começam a ser vacinados a partir da próxima segunda-feira, 3, de acordo com o cronograma estabelecido pelo município de Boa Vista, com a finalidade de evitar aglomerações nas unidades. É preciso levar algum documento que comprove a função, como carteira de trabalho, declaração da instituição que trabalha ou contracheque.
Os grupos prioritários foram distribuídos esse ano em três etapas de forma escalonada. A segunda etapa se inicia no dia 11 de maio e vai até o dia seis de junho, com a imunização dos idosos de 80 anos a mais e acamados, além dos professores.