Saúde e Bem-estar

Professores e trabalhadores do transporte coletivo podem receber vacina

12 grupos de pessoas são prioridade para esta etapa inicial de prevenção ao vírus da gripe

Cerca de 12 grupos prioritários podem receber a vacina contra a Influenza nesta primeira etapa, que iniciou nesta segunda-feira (27), em Boa Vista. Para esta primeira etapa foram disponibilizadas 20 mil doses, distribuídas em todas as salas de vacina da capital.

Seguindo o pedido do Ministério da Saúde em antecipar a campanha de vacinação na região norte, Boa Vista recebeu as doses para vacinar os grupos prioritários definidos pelo Governo Federal. São eles: crianças de 6 meses a 5 anos de idade; gestantes e puérperas; Idosos +60 anos; trabalhadores da saúde; indígenas; professores, pessoas com comorbidades e com deficiência; militares das Forças armadas, de segurança e salvamento; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo de passageiros urbanos; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

“Sei que a vacina nos protege contra a gripe e suas complicações. Então me vacinei logo, como sempre fiz nos anos anteriores”, disse a dona de casa Sandra Maria Leite, que aproveitou para se vacinar no primeiro dia da campanha. Para se vacinar, é preciso estar com o cartão de vacina, o cartão SUS ou CPF e ir em uma unidades básicas de saúde (UBSs) que possuem sala de vacina.

Lançamento
O lançamento oficial da Campanha Contra a Gripe 2023 em Boa Vista acontecerá somente no próximo sábado, 1º de abril. No entanto, segundo a prefeitura, a antecipação da vacinação desse grupo prioritário ocorreu para que as próximas remessas de doses fiquem disponíveis para o restante da população.

A programação começará a partir das 16h, no Parque Germano Augusto Sampaio, no bairro Pintolândia. Na ocasião, também serão oferecidas as demais vacinas do calendário nacional, suplementação de vitamina A e pesagem do Bolsa Família.