Profissionais da saúde podem participar de simpósio sobre dor crônica

Evento acontece neste sábado (27), no auditório do IFRR. Inscrições seguem abertas até o início da sessão, às 8h

Dra. Iasmin Sindeaux, anestesiologista e médica da dor. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)
Dra. Iasmin Sindeaux, anestesiologista e médica da dor. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Os profissionais da área da saúde de Roraima podem participar do simpósio sobre dor crônica, que acontece neste sábado (27), a partir das 8h, no auditório do Instituto Federal de Roraima (IFRR). As inscrições estarão abertas até o início do evento pelo site do Centro Acadêmico de Medicina da UFRR.

O evento faz parte da programação da 2ª Conferência Internacional Multidisciplinar de Dor, voltada para realização de cirurgias gratuitas de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) e formação aos profissionais. De acordo com Iasmin Sindeaux, anestesiologista e médica da dor, o objetivo é ofertar uma educação continuada.

“É uma sessão de educação continuada para os profissionais da saúde que atendem pacientes com dor crônica. Ou seja, é a rede multidisciplinar, não só médica, mas fisioterapeutas, psicólogos, educadores físicos, os próprios médicos”, explicou.

O simpósio conta com palestras de profissionais da saúde de Roraima e de outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Mais de 30 cirurgias

Os atendimentos contarão com a participação de 13 médicos voluntários do Brasil (Foto: Divulgação)

Durante esta quinta e sexta (25 e 26), já foram realizadas mais de 30 cirurgias em pacientes de Roraima que sofriam com dor crônica advinda de qualquer doença, no Hospital Geral de Roraima (HGR). A ação foi realizada com 13 médicos voluntários.

“É uma ação voluntária de médicos do Brasil inteiro, que vêm pagando sua própria hospedagem e passagem, para trabalhar de graça e atender os pacientes do SUS com material que é doado pela indústria. São materiais de alto custo que muitas vezes não têm acessibilidade no SUS, só no particular.

Nesse voluntariado desse ano, a gente atendeu a neuralgia do trigêmeo, dor oncológico de diversos tipos, como metastasiósia ou neuralgia, pós-tratamento, uma sequela do tratamento oncológico, as artroses, então é bem diversificado mesmo”

afirmou a médica.