A ação dos profissionais que atuam no Pronto Atendimento Cosme e Silva, situada no bairro Pintolândia, foi decisiva para salvar a vida de um recém-nascido de uma mãe que não sabia que estava grávida. O fato ocorreu na tarde desta terça-feira, 17, logo após a paciente, uma mulher de 37 anos, se queixar de fortes dores.
Conforme explicou a diretora-geral da unidade, Moema Gonçalves, a paciente não fazia ideia de que estava esperando o bebê, fato que acabou pegando a todos de surpresa. Ela e a criança foram encaminhadas para a Sala Vermelha do PACS, local destinado para atendimentos de emergência no local.
“Ela estava fazendo tratamento para uma infecção de urina, e em determinado momento pediu para ir ao banheiro. Ela foi acompanhada de cadeira de rodas por um médico e o acompanhante, e quando ela levantou da cadeira, as dores ficaram mais intensas”, disse a diretora.
Nascida com 7 meses de gestação, a menina tem 42 centímetros e 1,8 kg. Ela segue internada em observação na UTI Neonatal na Nova Maternidade Nossa Senhora de Nazareth, no bairro São Francisco. O estado de saúde da bebê é estável, assim como o da mãe.
Ao nascer, foi percebido que o bebê estava com a pele azulada, e com ajuda de um técnico de enfermagem, as fisioterapeutas e o médico, foi feito o protocolo de oxigenação do recém-nascido, momento em que a cor da pele da criança foi voltando ao normal.
Participaram do procedimento os seguintes profissionais: Francisco Gonzaga (técnico de enfermagem), Yuri Ferreira e Raone Paes (Médicos), Adriany Carvalho e Juliana Oliveira (Fisioterapeutas).
“Fizemos a estabilização e as encaminhamos para a Maternidade Nossa Senhora de Nazareth. Todos foram cruciais nesse atendimento. Tanto o técnico de enfermagem, quanto o médico e as fisioterapeutas foram fundamentais nesse momento”, finalizou Moema.