
O programa Colo de Mãe, coordenado pela Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), entregou, nessa quarta-feira (26), cartões magnéticos a beneficiárias em situação de vulnerabilidade. O auxílio permite a compra de leite, frutas e verduras, assegurando, assim, uma alimentação saudável para crianças de até três anos.
A beneficiária Luanne Rocha destacou a importância do cartão para a introdução alimentar da filha. “Chega em um momento essencial, especialmente agora, com frutas e verduras. Além disso, esse benefício será fundamental para nossa família”, disse.
A secretária da Setrabes, Tânia Soares, ressaltou que a iniciativa facilita o acesso das mães ao auxílio de forma segura. “De fato, o programa garante recursos fundamentais e o complemento lácteo para as crianças, contribuindo, dessa forma para o bem-estar e a dignidade das famílias”, afirmou.
A coordenadora do programa, Edmara Filgueiras, explicou que o governo tem implementado políticas voltadas à primeira infância. “O Colo de Mãe inclui visitas domiciliares para acompanhamento familiar e a entrega de benefícios, como enxovais para gestantes a partir do oitavo mês. O cartão assegura uma alimentação adequada para a criança”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como funciona o programa
O Programa Colo de Mãe oferece suporte a gestantes e mães de baixa renda, garantindo proteção social, segurança alimentar e acesso a serviços de saúde e documentação civil.
Além disso, as participantes recebem acompanhamento durante a gestação e após o nascimento do bebê, e participam de palestras e rodas de conversa. A inserção no programa ocorre ainda na gestação, com direito a enxoval, acompanhamento na maternidade e emissão de CPF do bebê. A partir dos seis meses de idade, a criança passa a receber o cartão para a compra de leite, benefício que se estende até os 36 meses.