Dia 20 de julho é dia do amigo, a amizade é o relacionamento que as pessoas têm de afeto e carinho por outra, que possuem um sentimento de lealdade e proteção. Mas nem toda amizade é assim, existe também a amizade tóxica, quando aquele amigo prejudica o seu emocional. Embora a definição de amizade tóxica seja bastante clara, nem sempre é fácil identificar quando você tem uma em sua vida.
De acordo com a psicóloga Ana Paula Araújo, um amigo tóxico tem um talento especial para espalhar sua toxicidade para outras pessoas. Segundo ela, alguns sinais podem evidenciar que aquele relacionamento não está fazendo bem.
“Como em qualquer outra relação, perceba que tipos de sentimentos essa pessoa te faz sentir. Se você percebe que apesar de gostar de estar com essa pessoa sente o sentimento de desvalorização, quando percebe que esse amigo desmerece suas conquistas e sente insegurança por muitas vezes ser criticado pela forma de falar ou se comportar, e você acaba se sentindo impotente e desconfortável, mas acaba sempre deixando passar “pela amizade” explica.
Impor limites é a melhor forma de lidar com essa situação, inclusive quando não há a possibilidade de distanciamento (Foto: Divulgação)
Críticas e ofensas
Para a psicóloga, o autoconhecimento é a chave de tudo, fique atento às mensagens que essa amizade lhe passa. Caso, as críticas sejam sempre incessantes e exista indiferença em relação às suas conquistas, é preciso ficar atento.
“Muitas vezes por ser “amigo” as pessoas acabam acreditando que são conselhos ou críticas construtivas, quando na verdade são ofensas disfarçadas. Se você se conhece, você consegue identificar quando aquilo que o outro trás é real ou somente uma projeção e não se sente mal pelo que o outro fala “, explica.
Impor limites
Impor limites é a melhor forma de lidar com essa situação, inclusive quando não há a possibilidade de distanciamento. “A psicoterapia é a principal chave para que você deixe claro ao outro o que você aceita e o que não, para que assim não transfira toda a responsabilidade do comportamento alheio para si” ressalta a psicóloga.
Prejuízo a saúde mental
O convívio com uma amizade tóxica pode trazer alguns prejuízos para a saúde mental, tal como estresse, necessidade de aprovação, insegurança, solidão, entre outros. E todos esses prejuízos podem ser desencadeadores de transtornos como ansiedade e depressão.
Amizade Verdadeira
A ciência comprova que uma amizade verdadeira pode influenciar na qualidade de vida e, assim, ter impactos profundos na melhora de sua saúde.
Ao contrário da amizade tóxica, uma amizade saudável pode trazer vários benefícios como a sensação de bem estar, a melhora na autoestima e pode ser um fator de proteção para a saúde mental.
“Além de auxiliar as habilidades sociais facilitando as relações e as necessidades que elas demandam. Uma amizade saudável pode ser um ótimo recurso terapêutico, não substituindo a psicoterapia, mas auxiliando-a” finaliza Ana Paula Araújo.
Leia mais: Como incentivar o seu filho a fazer amigos na escola?