O Janeiro Branco é um mês de alerta para se manter a saúde mental. Mas como cultivá-la, independentemente dos problemas que surgem no dia a dia? Os hábitos diários auxiliam na construção de uma vida para encontrar o equilíbrio da mente, mesmo diante de situações adversas, como ensina a psicóloga do Núcleo de Saúde da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Gabriela Nogueira.
Ela recomenda atividades que influenciam o cotidiano, como a prática de exercícios físicos, alimentação saudável e equilibrada, aliadas à necessidade de “puxar o freio de mão” e desacelerar.
“É preciso reservar tempo para descanso e momentos de lazer, além de buscar o autoconhecimento por meio da psicoterapia. Essas atitudes ajudam a manter uma vida equilibrada”, explicou.
Fazer o que se gosta é uma boa maneira de aliviar os sintomas do estresse. Filmes e livros, ressalta Gabriela, são ótimos para manter a vida mais leve, principalmente quando estimulam a reflexão e a calmaria.
“Os filmes e livros podem ser considerados um momento de lazer. Eles podem ajudar na redução dos níveis de estresse, estimulação da criatividade, potencialização da memória e a melhorar o humor e o desenvolvimento de senso crítico”, aconselhou.
Ainda de acordo com a psicóloga, é importante escolher o que será consumido, pois alguns conteúdos podem causar gatilhos emocionais negativos. “Mas isso vai depender da história de vida de cada indivíduo”, ressaltou.
Ela recomenda ficar atento ao filme ou livro escolhido. “Ao se deparar com algo que desperta emoções negativas, pode ser a hora de você mudar o filme e a leitura. Analise se vai afetar a sua saúde mental ou não”, orientou.
Gabriela citou três filmes que abordam temas sobre cuidados com a saúde emocional. “Não tenho como recomendar um que vá causar bem-estar na pessoa, afinal isso é muito relativo e individual. O que me satisfaz, pode fazer o inverso em você, por exemplo”.
Os filmes indicados têm classificação infantil e podem ser assistidos por toda a família. Confira a lista:
Divertida Mente (Classificação: Livre – 2015) – O filme conta a história de Riley, uma garota divertida de 11 anos de idade, que deve enfrentar mudanças importantes na vida quando seus pais decidem deixar a cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em São Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. A líder deles é Alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz. Entretanto, uma confusão na sala de controle faz com que ela e Tristeza sejam expelidas do local. Agora, elas precisam percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que possam retornar à sala de controle. Mas enquanto isto não acontece, a vida da garota muda radicalmente.
Extraordinário (Classificação: 10 anos – 2017) – O filme conta a história de Auggie Pullman, um garoto que nasceu com uma deformação facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, pela primeira vez ele frequentará uma escola regular, como qualquer outra criança. Lá, precisa lidar com a sensação constante de ser sempre observado e avaliado por todos à sua volta.
O Bom Dinossauro (Classificação: Livre – 2015) – Os dinossauros foram extintos após a colisão de um gigantesco asteroide com o planeta Terra. E se este evento não tivesse ocorrido? O filme parte desta premissa para trazer a história de dinossauros que ainda hoje controlam o planeta. E mostra a amizade de Arlo, um dinossauro adolescente, com um jovem menino humano, Spot.