Depois do almoço sempre bate aquela vontade de um docinho e o chocolate é a pedida da maioria das pessoas. Embora em um primeiro momento, o prazer de se deliciar com um pedaço, dois ou três, precede um sentimento de culpa, principalmente em quem quer manter uma dieta saudável ou está seguindo algum projetinho fitness.
Tim Spector, médico e professor de epidemiologia genética no King’s College London, no Reino Unido, e cofundador científico do programa de nutrição personalizada Zoe, em entrevista à Vogue do Reino Unido, explicou que o chocolate é um alimento saudável – você só precisa escolher o tipo certo. “Tenho uma novidade para você”, disse ele em um vídeo em sua página no Instagram. “Chocolate é um alimento saudável.” No entanto, ele não está falando sobre barras de chocolates de supermercado cheias de aditivos e açúcares, mas sim de chocolate amargo com mais de 70% de cacau.
Benefícios do chocolate
Com “cerca de 10 gramas de fibra, mais da metade da ingestão média de fibra na maioria dos países ocidentais”, observa o Dr. Spector, o chocolate amargo também é rico em polifenóis. Enquanto a fibra é fundamental para controlar os níveis de açúcar no sangue, melhorar a saúde intestinal e reduzir a inflamação, os polifenóis são compostos encontrados em alimentos vegetais com forte poder antioxidante, entre outros benefícios para a saúde.
Dr. Spector cita um estudo recente (e grande) com 20.000 pessoas ao longo de três anos e meio. Aqueles que tomaram suplementos de extrato de cacau durante esse período tinham 20% menos chances de morrer de doenças cardíacas do que o grupo placebo. Então, sim, na verdade, o chocolate amargo realmente vale a pena ser incorporado à sua dieta para uma melhor saúde.
Mas qual chocolate devo consumir?
É tudo sobre optar por barras orgânicas que tenham mais de 70% de cacau, mas você também deve verificar o rótulo para garantir que o chocolate escolhido contenha um número mínimo de ingredientes. Quanto menos aditivos – e menos açúcar – melhor. “As [barras de chocolate] artesanais são as melhores – elas têm apenas dois ou três ingredientes”, diz o Dr. Spector, citando cacau e grãos fermentados como dois heróis.