SAÚDE

Quando a alimentação saudável vira obsessão e doença

Muitos deles são influenciados por dietas da moda e padrões físicos impostos pela sociedade, que associam pessoas magras às saudáveis


O zelo pela saúde e por uma alimentação nutritiva é fundamental para assegurar o equilíbrio (Foto: Raisa Carvalho)
O zelo pela saúde e por uma alimentação nutritiva é fundamental para assegurar o equilíbrio (Foto: Raisa Carvalho)

O cuidado com a saúde e com uma alimentação saudável é essencial para garantir o equilíbrio e o bem-estar. Porém, muitas pessoas acabam adquirindo uma obsessão pelo consumo somente de alimentos saudáveis, sem sair das ‘regras’. Esse tipo de comportamento pode ser chamado de ortorexia nervosa.

O que é ortorexia nervosa?
Essa obsessão pela alimentação saudável, segundo especialistas, atinge jovens e adultos, especialmente até os 25 anos de idade. Muitos deles são influenciados por dietas da moda e padrões físicos impostos pela sociedade, que associam pessoas magras às saudáveis.

Sintomas
Alguns sinais de que o cuidado com a alimentação está passando dos limites é quando a pessoa só consome o mesmo tipo de comida; julga muito as pessoas que consomem alimentos mais gordurosos; não saem da dieta nem em ocasiões especiais, tipo aniversários e festas natalinas ou só levam o seu próprio alimento para os lugares. Casos mais extremos apontam situações de pacientes que se recusaram a consumir alimentos que tocaram outros considerados “impróprios” ou até evitaram usar talheres que manusearam outros tipos de alimentos.

Tratamento
A forma mais eficaz de tratar o paciente com ortorexia nervosa é procurar especialistas na área da psicologia, nutrição e psiquiatra, que irão identificar se realmente se trata de um transtorno alimentar ou alguma outra vertente. Também é essencial o apoio familiar e compreensão, pois se trata de uma doença, portanto, precisa ser tratada como tal.

Alerta
O alerta dos especialistas é para não confundir o quadro da ortorexia nervosa com seletividade alimentar, muito comum em crianças. Outro ponto são pessoas que optaram por não consumir algum tipo de comida, como as pessoas vegetarianas ou veganas; ou aqueles que seguem alguma restrição alimentar por conta da religião.