Quer economizar? Confira 7 dicas para fazer seu telefone durar mais

Evitar exposição ao sol e desligar o sistema podem esticar a vida útil do aparelho

Para quem deseja investir em um aparelho e permanecer com ele por um bom tempo, existem algumas medidas que podem ser adotadas (Foto; Carlos Rocha)
Para quem deseja investir em um aparelho e permanecer com ele por um bom tempo, existem algumas medidas que podem ser adotadas (Foto; Carlos Rocha)

Hoje em dia, as companhias de telefonia lançam novos smartphones mensalmente, com diversas opções dependendo do seu bolso. Mas para quem deseja investir em um aparelho e permanecer com ele por um bom tempo, existem algumas medidas que podem ser adotadas para estender a vida útil do seu celular. Confira agora uma lista com 7 dicas para fazer seu telefone durar mais:

  1. Não deixe o celular exposto ao sol
    Normalmente temos muito cuidado ao deixar o celular na chuva ou próximo a água para evitar defeitos, mas não temos a mesma atenção com o sol. E especialmente em Roraima, com as altas temperaturas, é importante deixar o aparelho longe de janelas e do capô do carro, onde ele fica diretamente exposto ao sol intenso.
  2. Desligue o telefone uma vez por semana
    Assim como o computador, é recomendado desligar o celular pelo menos uma vez por semana para finalizar o sistema em operação e aplicativos que estejam atuando em segundo plano. O ideal é desligar e reiniciar, depois de esperar alguns minutos. Isso evita falhas e bloqueios no sistema.
  3. Use carregadores originais
    Os carregadores baratos, que não são originais, são muito mais em conta no bolso, mas essa economia pode trazer uma dor de cabeça no futuro. O carregamento não será estável e isso prejudica o funcionamento da bateria do seu aparelho, consequentemente o tempo de uso dele.
  4. Limpe o aparelho com frequência
    Fique atento com a higienização do seu aparelho, especialmente na porta de carregamento e no cabo do carregador. Impurezas e resíduos de poeira podem entrar no aparelho e prejudicar o celular.
  5. Use capas protetoras anti-quedas
    Se você é uma pessoa desastrada e derruba muito o celular, invista em capas protetoras. Nestes casos, a estética deve ficar em segundo lugar e a proteção do aparelho em primeiro. Uma queda pode danificar o celular por dentro, mesmo que não tenha quebrado a tela ou causado arranhões.
  6. Mantenha a tela inicial organizada
    Às vezes você coloca uma tela animada para lembrar daquelas férias inesquecíveis e nem sabe que isso está prejudicando seu aparelho. Muita informação na tela inicial, como telas animadas e muitos aplicativos, faz com que o aparelho tente carregar tudo de uma vez só e sobrecarregue o smartphone. Isso diminui o desempenho e a velocidade.
  7. Retire o celular do bolso
    O bolso não é o local mais conveniente para o celular, sendo mais indicado uma bolsa para o aparelho. Isso porque o bolso da calça, short ou saia aproxima o aparelho do calor do corpo e aquece demais o celular. Outro problema é que você pode esquecer o aparelho no bolso e sentar em cima ou colocar para lavar.