De janeiro a dezembro deste ano, foram realizadas113.422 consultas e destas foram registrados cerca de 16.876 pacientes com síndromes gripais. Os dados são do Sistema de Informação SIVEP-GRIPE do Ministério da Saúde, divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), no início da noite desta sexta-feira, 17.
Os casos foram registrados nas Unidades Sentinelas Hospital Geral (HGR) e Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) referentes à síndrome gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave.
As Unidades Sentinelas são unidades que atuam na identificação, registro, investigação e diagnóstico de casos suspeitos e confirmados, conforme pactuação em Comissão Intergestores Bipartite.
CASOS- O Sistema apresenta que foram confirmados 13.705 casos de síndrome gripal em 2019, mais 10.573 casos em 2020 e 16.876 casos de síndromes gripais em 2021, até 16 de dezembro deste ano.
A Sesau informou que o Estado não enfrenta surto gripal do vírus Influenza A H3N2 e a equipe da Vigilância em Saúde do Estado, reforçou o monitoramento desse agravo em virtude do cenário nacional orientando a todos os municípios que sigam os protocolos de segurança do Ministério da Saúde para a notificação de casos.
“As medidas de segurança incluem ainda a análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima de amostras semanais de SWAB Nasofaríngeo, coletadas pelas Unidades Sentinela do Estado, como rotina diária do Laboratório para no trabalho de monitoramento”, finaliza a nota.
Campanha Nacional Contra a Influenza- Está disponível desde essa sexta-feira, 17, a vacina contra a Influenza (Gripe), para os grupos prioritários, em dois pontos drive-thru. A ação de intensificação nos grupos prioritários também se deve a situação epidemiológica que algumas capitais brasileiras vêm enfrentando com o aumento nos casos de gripe.
Grupo prioritário- Podem receber a vacina pessoas de 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
Também a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motorista e cobrador de transporte coletivo, portuários, povos indígenas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes, puérperas até 45 dias, adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.
Documentação – Cartão de vacina, cartão SUS ou CPF. E para quem doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deve apresentar laudo ou receita.
Todas as UBS´s que não atendem casos exclusivos de covid-19 e possuem sala de vacina disponibilizam as doses da vacina contra a gripe, e agora, os dois pontos drive-thru.
Segunda a sábado, das 8h30 às 17h:
– Terminal de Ônibus Luiz Canuto Chaves – Centro
– Quadra do CRAS, no Parque Germano Sampaio – Pintolândia