Remédios para tratar glaucoma e rinite são distribuídos de forma gratuita

Os medicamentos estão na lista do Programa Farmácia Popular em 47 farmácias de Roraima

O Farmácia Popular foi criado em 2004 com o objetivo de disponibilizar medicamentos e insumos de saúde (Foto: Arquivo Folha BV)
O Farmácia Popular foi criado em 2004 com o objetivo de disponibilizar medicamentos e insumos de saúde (Foto: Arquivo Folha BV)

Novos remédios foram acrescentados na lista gratuita do Programa Farmácia Popular, entre eles para tratar glaucoma, rinite, colesterol alto e doença de Parkinson. A lista agora conta com 95% de medicamentos e insumos para fácil acesso da população, incluindo as 47 farmácias de Roraima cadastradas ao programa.

Até então, somente medicamentos contra diabetes, hipertensão, asma e osteoporose, além de anticoncepcionais, eram distribuídos de forma gratuita. Neste ano, também foi adotado a distribuição de absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede pública. Para os outros remédios e insumos, o Ministério da Saúde arcava com até 90% do valor de referência e o cidadão pagava o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia.

Com a atualização, 39 dos 41 itens de saúde distribuídos podem ser retirados de graça. Confira a lista completa.

Lista disponibilizada pelo Ministério da Saúde.

Onde achar uma farmácia credenciada em RR?

O Farmácia Popular foi criado em 2004 com o objetivo de disponibilizar medicamentos e insumos de saúde. Em Roraima, 47 estabelecimentos são credenciados ao programa. A capital, Boa Vista, possui a maior lista de farmácias que disponibilizam os remédios (42), mas ainda é possível encontrar em Alto Alegre, Caroebe, Rorainópolis e São Luiz. Confira os bairros e a lista completa aqui.