O secretário estadual de Saúde, Francisco Monteiro, prestou esclarecimentos sobre a utilização dos 50 novos ventiladores mecânicos já recebidos pelo Governo do Estado desde o dia 21 de abril e que ainda não estão em funcionamento. O relato é que ainda não há um prazo definido para quando os equipamentos vão estar disponíveis para a população.
As informações foram repassadas durante entrevista à Rádio Folha 100.3 FM nesta sexta-feira, 01. De acordo com o secretário, Roraima conta com 72 respiradores à disposição de uso e mais os 50 ventiladores recebidos que ainda precisam passar por uma calibragem.
“Vai haver um treinamento com os médicos e com as pessoas que, por ventura, possam utilizar na sua condição de atendimento”, disse Monteiro. “No processo de recebimento dos equipamentos nós fazemos a calibragem se todos os sistemas estão aferindo de forma correta os seus parâmetros, nós precisamos testar as baterias dando a primeira carga e verificar em que condição o equipamento vai ser colocado na unidade hospitalar. No caso, qual unidade, qual leito, para que a gente tenha a disponibilidade dele no momento necessário”, disse.
COMPRA DE RESPIRADORES – O secretário ressaltou ainda a necessidade da aquisição de novos equipamentos, tendo em vista a curva de crescimento de casos confirmados de covid-19 em Roraima. Frente à reclamação da população e de parlamentares do Estado pelo custo elevado da compra de 30 novos respiradores, na soma de mais de R$ 6 milhões, o secretário argumentou que era preciso avaliar a situação da pandemia.
“O quadro de necessidade que todo o mundo passa neste momento fez os valores se elevarem bastante. Nós estamos falando de um equipamento totalmente importado, customizado em dólar. Houve a valorização da moeda, por conta disso o encarecimento. E temos a carência. Não temos a disponibilização de venda desses equipamentos. Frente aquilo que se apresenta no mercado, faz com que a gente tenha algumas dificuldades”, relatou.
QUEM É QUEM from folhabv on Vimeo.